Geral

Moradores do Mutange vão às ruas cobrar celeridade nas indenizações

Avenida Major Cícero foi totalmente bloqueada pelos manifestantes

Por 7Segundos 23/10/2020 08h08 - Atualizado em 23/10/2020 11h11
Moradores do Mutange vão às ruas cobrar celeridade nas indenizações
Protesto contra a Braskem - Foto: Arquivo/7Segundos

Moradores do bairro Mutange realizam um protesto, na manhã desta sexta-feira (23), para cobrar celeridade nas indenizações. Eles fecharam a Avenida Major Cícero, nas imediações da Gruta do Padre, que liga o bairro de Bebedouro ao Centro de Maceió.

Para impedir a passagem de veículos, o grupo ateou fogo em galhos, pneus e móveis velhos. Eles alegam que não há definição sobre data de liberação ou valor da indenização pela Braskem.

Os moradores também cobram mais segurança no local, visto que algumas casas foram desocupadas

O bairro é um dos atingidos pelas atividades de mineração.

O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado e tenta negociar a liberação da pista.

Nota da Braskem:

Desde o último mês de dezembro, proprietários, inquilinos e comerciantes com imóveis localizados na área de desocupação definida pela Defesa Civil de Maceió são atendidos pelo Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF), incluído no acordo firmado entre ministérios públicos Federal e Estadual, defensorias públicas da União e de Alagoas, e a Braskem.

Na semana passada, o PCF alcançou a marca de 2 mil propostas apresentadas aos moradores, com mais de 1.800 delas já aceitas e as demais, em análise pelas famílias. Apenas 3 propostas foram recusadas. A cada mês, o PCF está conseguindo somar mais 450 propostas apresentadas aos moradores. Até o momento, o Programa já pagou mais de R$ 200 milhões entre auxílios financeiros e compensações financeiras aos moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. A evolução desses números é acompanhada de perto pelas autoridades.

A empresa também está em contato direto e permanente com as lideranças comunitárias dos quatro bairros afetados pelo fenômeno geológico, com quem todas as informações são compartilhadas.

Além disso, a Braskem vem desenvolvendo ações nos bairros que incluem vigilância patrimonial, instalação de câmeras, alarmes e uma Central de Monitoramento, instalação de muros de proteção nas áreas já desocupadas, tamponamento dos imóveis vazios, controle de pragas, limpeza e remoção de entulho, e acolhimento dos animais. A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica e reitera que sua prioridade é garantir a segurança e o bem-estar dos moradores dos bairros.