Saúde

Renan Filho e Alexandre Ayres lançam Programa Estadual de Reconstrução da Mama

Iniciativa quer zerar demanda destes procedimentos em Alagoas

Por 7Segundos 23/10/2020 11h11 - Atualizado em 23/10/2020 11h11
Renan Filho e Alexandre Ayres lançam Programa Estadual de Reconstrução da Mama
Programa vai assegurar reconstrução mamária para mulheres mastectomizadas e mamografias preventivas - Foto: Carla Cleto

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lançaram o Programa Estadual de Reconstrução da Mama nesta sexta-feira (23), dando sequência as atividades da campanha outubro rosa. A iniciativa tem o objetivo de zerar a demanda de reconstrução mamária até outubro de 2021.


O lançamento ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e contou com a presença da deputada federal Tereza Nelma (PSDB), que ajudou angariar recursos da União para o programa; também contou com deputada estadual Fátima Canuto (PRTB).


“Retirar o câncer e se curar é importante, mas a reconstrução mamária é também fundamental para autoestima de mulher. Alagoas tinha uma baixa capacidade de fazer a reconstrução mamária, apenas o Hospital Universitário (HU) fazia entre 4 e 5 por ano. Agora, temos uma fila de 200 mulheres e nós vamos zerá-la até outubro do próximo ano”, disse Renan Filho.


Alexandre Ayres explicou que o programa também vai autuar na prevenção ao câncer de mama. “Vamos trabalhar desde a prevenção a reconstrução, ampliando a faixa etária para o alcance de mais mulheres com possibilidade de desenvolver a doença. A partir de agora, vamos acompanhar 100% das mulheres acima de 35 anos, que tenham possíveis indícios; fazendo não só mamografia, mas o Estado também custear biopsia”, explicou Ayres.