Covid -19

Pesquisa da Ufal busca mulheres que foram infectadas pela Covid-19 na gravidez

Objetivo é analisar o leite materno das participantes

Por Ascom UFAL 23/10/2020 21h09 - Atualizado em 23/10/2020 21h09
Pesquisa da Ufal busca mulheres que foram infectadas pela Covid-19 na gravidez
Pesquisa da Ufal busca mulheres que foram infectadas pela Covid-19 na gravidez - Foto: Pinterst

Uma Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) busca voluntárias que foram infectadas e curadas da Xovid-19 durante a gravidez, que estejam amamentando ou produzindo leite e que se encontram no 1º ao 5º dia pós-parto. Mulheres que ainda estão grávidas e que foram acometidas pela enfermidade também podem participar do estudo. 

O objetivo é analisar o leite materno das participantes e identificar se, por conta do contágio pelo Coronavírus, houve algum efeito na composição do alimento. Interessadas em colaborar devem entrar em contato através do (82) 98899-3846, (82) 99602-9316 ou pelo Instagram @pesquisa_colostro_covid19, até o final do mês de janeiro.

A pesquisa será feita a partir de um questionário e, posteriormente, o leite materno será analisado. De acordo com a pesquisadora Nayara Graciliano, o estudo é importante, pois, segundo ela, tem se investigado pouco sobre os efeitos da covid-19 na saúde materno-infantil. “A covid-19 é uma doença nova e pouco conhecida. As informações sobre a influência da doença na saúde materno-infantil e sobre o impacto na composição do leite materno ainda são escassas”, destaca a nutricionista.

Pesquisa


A pesquisa, nomeada como Bioanálise do colostro de nutrizes acometidas pelo covid-19 na gestação, está sendo desenvolvida por Nayara Graciliano, que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/Ufal).

De forma presencial, a investigação científica está acontecendo no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), no Hospital Geral Santo Antônio, no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, além das unidades básicas de saúde dos municípios de Arapiraca e União dos Palmares.