Eleições

JHC visita Mercado da Produção e fala em requalificação do local

Candidato defende que o espaço se torne um polo gastronômico e turístico para aumentar a geração de renda dos comerciantes da região

Por Assessoria 26/10/2020 16h04
JHC visita Mercado da Produção e fala em requalificação do local
JHC deixa claro que irá se cercar de especialistas, pessoas com soluções para os mercados. - Foto: Assessoria

A requalificação do Mercado da Produção é uma demanda antiga dos trabalhadores e clientes que frequentam o local. Uma necessidade que não será ignorada por JHC em sua gestão como prefeito da capital e nem foi esquecida por ele enquanto deputado federal. “Não vamos permitir que o nosso mercado público seja um mercado apenas de troca de mercadorias, porque ali é um polo gastronômico, turístico, cultural e histórico da nossa gente. Quando o turista vier para Maceió, vai ver a cultura popular, saber como são os costumes, as relações e afetos. Temos um compromisso com os trabalhadores dos mercados e feiras e com os maceioenses”, reforça JHC.

Para o arquiteto e urbanista Gilvan Rodrigues, só existe o mercado porque existem pessoas, elas são mais importantes do que o próprio mercado. “Eu preciso do mercado, então eu tenho que oferecer isso para que haja um equilíbrio. Na hora que fizerem isso, aquelas pessoas vão se sentir tão orgulhosas que serão capazes de superar todas aquelas deficiências que têm hoje”, afirma Rodrigues. O arquiteto tem um projeto de requalificação da região para resgatar a autoestima daqueles trabalhadores e reforçar elementos centrais da cultura alagoana em uma obra que pode revolucionar o local.

Outro projeto de JHC que visa aumentar a circulação de turistas nos mercados públicos, é a criação do Circuito dos Mercados para envolver, de uma vez por todas, a integração entre a gastronomia do Mercado da Produção e a cultura do Mercado de Artesanato. Muitas vezes, quem visita a cidade é levado para bairros como o Pontal da Barra ou para a orla marítima, mas a capital alagoana tem muitas riquezas nos mercados e feiras, sendo fundamental investir nesses locais para alavancar o turismo e gerar renda.

O guia de turismo Henrique Leahy destaca a necessidade de fomentar a atividade turística nos mercados, respeitando a história desses locais. “A gente precisa trabalhar isso com um olhar diferenciado, com melhoria. Que a gente possa atrair as pessoas para visitar esse espaço, aliando a preservação e conservação do aspecto arquitetônico e paisagístico da cidade de Maceió”, explica Leahy.

JHC deixa claro que irá se cercar de especialistas, pessoas com soluções para os mercados. “Nós vamos discutir com todos eles. Nós vamos nos aprofundar e sem desculpas de recursos, de falta de espaço no orçamento, isso não pode servir para resolver um problema como esse, que é importante, que é urgente. Então nós vamos enfrentar o problema, arregaçar as mangas, pra gente pode mudar a realidade das pessoas”, conclui.