Educação

Presidente Tutmés Airan destaca papel fundamental do livro em sua vida

PCJE Online e Seduc/AL promoveram live, no Instagram

Por Assessoria 27/10/2020 13h01
Presidente Tutmés Airan destaca papel fundamental do livro em sua vida
Live contou com a presença diretora da Biblioteca Geral do Poder Judiciário, Mirian Alves - Foto: Reprodução / Vídeo

O Dia Nacional do Livro é comemorado no próximo dia 29 deste mês e em alusão à data, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, participou, nesta segunda-feira (26), de um bate-papo sobre a importância de ser um leitor com a diretora da Biblioteca Geral do Poder Judiciário, Mirian Alves. Promovido pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) Online, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc/AL), a live foi realizada nas páginas do Instagram do @tjal.oficial e da @educacaoal,

Voltada para alunos da rede pública de ensino, a discussão abordou as principais vantagens adquiridas com a leitura, como enriquecimento do vocabulário, absorção das regras gramaticais da língua portuguesa, aquisição de conhecimentos, entre outras. Na avaliação do presidente Tutmés Airan, o livro é o maior amigo que o homem pode ter, já que além de informar, é capaz de abrir os horizontes, tranquilizar, fugir da realidade e mudar as vidas de quem o lê.

''O livro foi quem me salvou. Eu era um pobre jovem promissor, percorri os caminhos que me conduziram até aqui graças aos livros. Tenho certeza que muitos da minha idade, com o mesmo potencial ou superior, se perderam no caminho. Eu não me perdi porque me agarrei à leitura, que foi minha bússola num mar revolto, uma tábua de salvação'', revelou o desembargador.

A diretora da Biblioteca Geral, Mirian Alves, falou sobre a importância dos livros para a construção do pensamento crítico e da empatia nas pessoas. A servidora também compartilhou que foi através da leitura que conseguiu ser a primeira integrante da sua família a cursar uma faculdade, fazer mestrado, conhecer lugares e ocupar espaços que, quando criança, ouvia as pessoas dizendo que não eram para ela.

''Eu nasci numa cidade muito pequena no interior de Goiás e, durante muito tempo, os livros que eu pegava emprestado na biblioteca pública eram uma janela que se abria para eu enxergar o mundo. Todas as limitações que muitas famílias brasileiras passam, a minha também passava. E os livros me impulsionaram a sonhar e a acreditar que havia uma outra realidade possível para além daquela que eu vivia'', testemunhou a analista judiciária.

Os palestrantes ainda falaram sobre o perigo das informações superficiais que habitualmente estão sendo absorvidas pela internet, publicadas de maneira rápida e, em muitos casos, sem compromisso com a ciência ou com a verdade. Para Mirian Alves, é importante saber dosar o uso das telas, filtrar o tempo gasto nas redes sociais e separar um espaço para a leitura. ''Se você lê meia hora por dia, a curto ou médio prazo isso deixaria de ser uma rotina e passa a ser um prazer. E será muito mais útil para as pessoas'', frisou.

A live está salva na página da Seduc Alagoas no Instagram. Clique aqui e confira. O projeto PCJE Online é uma iniciativa que busca adaptar as atividades que eram realizadas presencialmente nas escolas públicas para o formato virtual, oferecendo aos estudantes debates de temas relevantes para a sociedade.