Alagoas

Murici e Mata Grande ficam sem água devido à falta de energia

As constantes quedas de energia danificaram equipamentos da Companhia de Saneamento de Alagoas

Por 7Segundos 28/10/2020 14h02
Murici e Mata Grande ficam sem água devido à falta de energia
ETA de Palmeira dos Índios deixa de receber água quando falta energia nas captações - Foto: Assessoria

As constantes e recentes faltas de energia elétrica prejudicam o fornecimento de água para diversos municípios do interior do estado, conforme constatou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pelo serviço.

De acordo com a Casal, as interrupções no fornecimento elétrico que ocorreram na terça (27) e nesta quarta-feira (28) paralisaram seus sistemas de abastecimento, deixando sem água os moradores das cidades de Murici e Mata Grande. 

A falta de energia afetou a captação Gravatá, onde a Casal retira água bruta para tratar e abastecer parte de Murici. Com isso, o fornecimento de água para alguns bairros da cidade ficou prejudicado.

Os técnicos da Companhia explicam que, após o retorno do fornecimento elétrico, a água não chega nas casas das pessoas imediatamente. Isso porque o líquido precisa ser captado no manancial, bombeado até uma estação de tratamento, passar por todo o processo de tratamento, ser bombeado mais uma vez até um ou mais de um reservatório e, então, ser distribuído na rede, que precisa ser pressurizada, ou seja, ganhar pressão, para que os imóveis comecem a ser abastecidos gradativamente. 

Todas essas situações já foram comunicadas pela Casal à Equatorial Alagoas, responsável pelo fornecimento elétrico, que enviou equipes para fazer os reparos necessários e garantir, assim que possível, o retorno da eletricidade. 

Os profissionais da empresa também explicaram que os ventos fortes e as chuvas dos últimos dias contribuíram para danificar a rede e causar faltas de energia.