Polícia

Supermercado obriga casal negro a esvaziar bolsa para revista e encontra Bíblia

O caso aconteceu em uma loja do Extra em São Paulo. Delegacia de crimes raciais investiga o caso

Por Istoé 29/10/2020 16h04 - Atualizado em 30/10/2020 07h07
Supermercado obriga casal negro a esvaziar bolsa para revista e encontra Bíblia
Supermercado - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma loja da rede de supermercados Extra obrigou um casal negro a esvaziar a bolsa para revista em Campo Belo, zona sul de São Paulo. O único objeto encontrado foi uma bíblia. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) informou nesta quinta-feira (29/10) que investiga o caso.

“A moça me deu o valor, peguei meu cartão para pagar e ela disse: ‘Preciso ver tua bolsa’. Eu falei: ‘Sério?'”, relatou Edgar Oliveira de Carvalho, que estava com a esposa ao lado. “Eu perguntei para ela: ‘Você tem alguma dúvida se coloquei algo dentro?’. Fiquei sem ação. Me faltou o chão”, contou Letícia Reis Oliveira de Carvalho.

A mulher ainda afirmou que só abriria a bolsa com a presença da polícia. Quando a polícia chegou ao local, Edgar virou a bolsa no carrinho e, dentro, havia uma carteira, uma bolsa de remédios e uma Bíblia.

Um vídeo gravado pelo casal mostra a polícia tentando minimizar a situação. “Não é nada fora do normal. Você está dentro de um estabelecimento comercial”, justificou o PM. Mas, para o casal, não tinha nada de normal ali. “Eu perguntei para o gerente com quantas pessoas eles fizeram aquilo naquele dia”, disse Letícia.

O casal prestou boletim de ocorrência logo após o ocorrido.

Defesa

Em nota, o Extra afirmou que condena condutas discriminatórias. A administração da rede de supermercado também disse que acionou a loja e deu início a um processo interno de investigação.

A rede informou que possui um calendário de treinamentos, atualizações de procedimentos e formações para todos os funcionários e prestadores de serviço, que incluem o combate ao preconceito.