Política

Doze fortes candidatos do MDB brigam por seis vagas na Câmara de Maceió

Legenda possui atualmente 8 representantes no Poder Legislativo municipal

Por 7Segundos 29/10/2020 16h04 - Atualizado em 29/10/2020 16h04
Doze fortes candidatos do MDB brigam por seis vagas na Câmara de Maceió
Sede da Câmara de Maceió - Foto: Assessoria

Com o fim das coligações a disputa proporcional ficou ainda mais acirrada e passou a ser “cada um por si” na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Maceió. Cada partido faz seu cálculo sobre o coeficiente eleitoral e uma estimativa sobre o número de eleitos. O MDB deverá ter a maior bancada, mas a briga interna é grande, pois existem 12 fortes nomes disputando apenas 06 vagas da legenda.

Entre as 28 legendas que participam do pleito deste ano, 15 poderão não atingir o coeficiente eleitoral e ficar sem representantes na Câmara de vereadores. Segundo especialistas consultados pelo Portal 7Segundos, para um partido fazer seu primeiro vereador são necessários 17 mil votos.

Conforme cálculos feitos por um membro da Executiva Estadual, o MDB deverá ter a maior bancada no parlamento municipal. O partido comandado pela família Calheiros poderá ter 6 ou 7 representantes no Poder Legislativo, devido ao histórico dos filiados que estão na disputa.

Vale destacar que o MDB possui atualmente 8 cadeiras na Câmara de Maceió: Ana Hora, Chico Filho, Galba Neto, Ib Breda, Lobão, Luciano Marinho, Ronaldo Luz e Antônio Holanda. Há, ainda, fortes nomes que buscam espaço no parlamento como Givaldo Carimbão, Nery Almeida e Olívia Tenório.

Dentre os partidos que poderão surpreender no pleito estão PTB, Cidadania, PC do B e Rede – que tem a frente a ex-senadora e ex-vereadora Heloísa Helena.

Veja, abaixo, uma previsão que cada partido tem para as eleições municipais:

MDB – 6 eleitos – Talvez -7
Podemos – 2 eleitos – Talvez -3
PSD – 2 eleitos – Talvez -3
PP- 2 eleitos – Talvez – 3
PSB – 2 eleitos – Talvez -3
PSC – 2 eleitos
DEM – 1 eleito – Talvez 2 eleitos
PSDB -1 eleito
PT -1 eleito – Talvez 2 eleitos
PDT – 1 eleito
PTC – 1 eleito
PRTB – 1 eleito
Patriota – 1 eleito