Eleições

Alfredo Gaspar visita lavadeiras artesanais do Conjunto Santo Eduardo

O grupo, formado por 23 mulheres, atua de forma associativa, em que o ofício é passado de geração em geração

Por Assessoria 29/10/2020 18h06
Alfredo Gaspar visita lavadeiras artesanais do Conjunto Santo Eduardo
Alfredo Gaspar visita lavadeiras artesanais do Conjunto Santo Eduardo - Foto: Assessoria

O candidato a prefeito pela coligação Maceió mais Forte, Alfredo Gaspar (MDB), foi recebido nessa quinta-feira (29), pelas lavadeiras artesanais do conjunto Santo Eduardo, no bairro Poço, nas duas únicas unidades que resistem ao tempo, na capital, com mais de 30 anos nesse tipo de atividade. O grupo, formado por 23 mulheres, atua de forma associativa, em que o ofício é passado de geração em geração. São elas que pagam a água e a luz, e que mantém suas famílias por meio de uma clientela tradicional e com fidelidade.

Após ouvir as líderes da lavanderia, com suas reivindicações para a melhoria nas condições de trabalho e ambiente, Alfredo Gaspar afirmou que o primeiro passo foi conhecer o trabalho das lavadeiras, mas garantiu que espera voltar, como prefeito eleito, para garantir os compromissos firmados, e a inclusão das lavadeiras do Poço nos programas de empreendedorismo de seu Plano de Governo.

“Vocês são o exemplo real da luta das mulheres para garantir renda no comando do destino de suas famílias, e como o exemplo mais bonito, passando o ofício de geração a geração. Como prefeito eleito, darei todo apoio possível para que vocês gerem mais oportunidades, com abertura de crédito para a compra de novos instrumentos de trabalho como ferros de engomar e máquinas de lavar. Quero dar o suporte necessário e ser um prefeito parceiro de vocês”, disse Alfredo Gaspar.

Naudiene da Silva Quintino, 43 anos, é uma das coordenadoras dos galpões das lavadeiras artesanais, e que desde os 14 anos herdou o ofício da mãe. Ela conta que durante todo o tempo trabalhou nessa profissão, sustentando três filhos e três netos, e hoje uma de suas filhas também segue seus passos. Ela mostrou a Alfredo Gaspar os problemas que enfrenta. “Ainda temos uma frágil estrutura de organização, os nossos galpões estão com estrutura precária e falta a ajuda de parceiros, pois hoje somos nós mesmo que pagamos luz e água, serviços fundamentais para nós, nesse trabalho." 

Alfredo Gaspar disse ainda que quer expandir o modelo das lavadeiras artesanais para outros locais da capital, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade, garantindo mais oportunidade às mulheres empreendedoras.
“No meu governo vou aumentar o protagonismo da mulher maceioense, principalmente aquelas que são chefe de família, com melhoria do crédito, organização produtiva, principalmente aquelas que vivem no contexto da pobreza e da vulnerabilidade social”, assinalou.