Maceió

Desembargador Tutmés Airan destaca seu amor por Maceió ao receber título de cidadão honorário

O vereador Lobão explicou que a entrega do título é uma forma de reconhecer o trabalho do Desembargador

Por Dicom TJAL 29/10/2020 21h09
Desembargador Tutmés Airan destaca seu amor por Maceió ao receber título de cidadão honorário
Homenagem foi entregue pelos vereadores Lobão e Chico Filho, na Câmara de Vereadores de Maceió - Foto: Caio Loureiro

"Sou filho adotivo da cidade que escolhi para viver. Essa bela cidade onde pude realizar meus sonhos e caminhar caminhos que eu nem esperava, que o acaso me conduziu, por exemplo, à condição de desembargador. Fiz com muito gosto, muita luta, usando da arma que o pobre pode usar: o estudo dos livros", disse o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, ao receber o título de cidadão honorário de Maceió.

A homenagem foi proposta pelos vereadores Chico Filho e Anivaldo Lobão e entregue na tarde desta quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Vereadores. Emocionado, o presidente do TJAL relembrou sua trajetória na cidade onde vive desde os 16 anos de idade e que, segundo ele, aprendeu a amar e não se imagina vivendo em outro lugar.

''É a cidade onde reafirmo, cotidianamente, o compromisso de humanizá-la. Humanizá-la significa, evidentemente dentro da minha parcela de poder, construir pontes entre as duas cidades que convivem dentro de uma só: a cidade que inclui, que abraça, que acolhe e a cidade que segrega, afasta e isola. É preciso que essas duas cidades se reencontrem para que sonhos que realizei possam ser realizados por outros excluídos, para que eles não usem de armas indevidas para realizarem seus sonhos'', disse.

De acordo com o vereador Chico Filho, a proposta foi aprovada por unanimidade dos vereadores por entenderem ser justa a homenagem. ''Na realidade foi uma grande surpresa para a gente. Eu apresentei essa propositura e, por coincidência, recebi o mesmo projeto na Comissão de Justiça, da qual faço parte, do vereador Lobão. Então por ter uma relação muito boa com o Lobão, tivemos a ideia de fazermos essa propositura em conjunto de reconhecimento a todo o trabalho do desembargador Tutmés feito por Maceió. E para vocês verem o quanto é justa essa homenagem, dois vereadores apresentaram no mesmo momento a propositura.

O vereador Anivaldo Lobão explicou que a entrega do título de cidadão honorário ao desembargador Tutmés Airan é uma forma de reconhecer seu trabalho. ''Ele tem um serviço importante prestado no estado e na capital e seria positivo tê-lo como cidadão maceioense. A gente acompanha, sempre que possível, o trabalho do desembargador Tutmés. Tive a alegria de vê-lo receber, por exemplo, os integrantes da comunidade LGBT, acompanhar o lançamento de uma vara para proteger, atender e cuidar de pessoas vulneráveis. Isso é de uma sensibilidade sem tamanho'', disse.

Ainda durante seu discurso, o desembargador Tutmés Airan falou que não há outro caminho de fazer transformações na sociedade a não ser pela atividade política e destacou a importância de conhecer o trabalho dos políticos, sem demonizar a política em geral. Prestigiaram a solenidade magistrados, servidores, parentes do desembargador e amigos.