Acidentes

Atitudes do piloto e mau tempo levaram à queda de aeronave com Gabriel Diniz

Acidente também vitimou os pilotos alagoanos Abraão Farias e Linaldo Xavier

Por 7Segundos 30/10/2020 10h10 - Atualizado em 30/10/2020 10h10
Atitudes do piloto e mau tempo levaram à queda de aeronave com Gabriel Diniz
Gabriel Diniz e o piloto Abraão Farias - Foto: Reprodução/Instagram

Atitudes do piloto e condições meteorológicas adversas levaram à queda da aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos. A informação consta em relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgado nessa quinta-feira (29).

O acidente aconteceu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe, em 27 de maio de 2019. O cantor estava indo comemorar o aniversário da namorada Karoline Calheiros, e se encontrar com a família em Maceió. Além de Gabriel Diniz morreram também os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias. 

Segundo o Cenipa, os profissionais tomaram atitudes consideradas erradas durante a operação da aeronave Piper Cherokee PT-KLO, fabricada em 1974 e de propriedade do Aeroclube de Alagoas. De acordo com o relatório, o piloto não avaliou adequadamente os parâmetros para a operação da aeronave com a decisão do prosseguimento do voo em condições meteorológicas desfavoráveis.

O documento também aponta que a aeronave não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) operar sem Condições de Voo Visual (VMC).

A investigação entendeu que “não considerar os procedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a exposição da aeronave a elevado risco de acidente” contribuiu para a queda da aeronave.