Polícia

Ufal vai abrir processo para apurar denúncia de tentativa de estupro no campus

Crime ocorreu na última quarta-feira (28)

Por 7Segundos 30/10/2020 10h10 - Atualizado em 30/10/2020 11h11
Ufal vai abrir processo para apurar denúncia de tentativa de estupro no campus
Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas - Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) informou, por meio de nota divulgada nessa sexta-feira (30), que abrirá um processo para apurar uma suposta negligência em um caso de tentativa de estrupo que ocorreu dentro do campus.

Segundo relatos de estudantes à imprensa, o crime ocorreu na última quarta-feira (28). Um homem teria tentado estuprar uma das estudantes enquanto ela seguia para o laboratório da faculdade do Odontologia.

O criminoso teria pedido informações e para conhecer o bloco antes agarra-lá à força. De acordo com relato dos estudantes, as informações repassadas pela vítima foram questionadas pelos guardas da Universidade.

Em nota, a gestão central da UFAL explicou que, mesmo não tendo recebido, até o momento, nenhum comunicado nem registro formal sobre fato ocorrido com alunas, já determinou que a Pró-reitoria Estudantil agisse para prestar toda assistência necessária às pessoas envolvidas e seus familiares.

“Nosso maior patrimônio é nossa gente e, por isso, vamos envidar todos os esforços para garantir a segurança e a dignidade de sua comunidade”, diz um trecho da nota.

Nota de Esclarecimento


A gestão central da Universidade Federal de Alagoas informa que até o momento não recebeu nenhum comunicado nem registro oficial do ocorrido. O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti ficaram sabendo de fato grave envolvendo alunas no Campus A.C. Simões por meio da imprensa na quinta-feira (29), após as 18h.

O reitor determinou que a Pró-reitoria Estudantil tomasse as medidas necessárias para esclarecer os fatos junto à direção do Instituto de Ciências Farmacêuticas e que oferecesse, imediatamente, todo o apoio necessário para o acompanhamento psicossocial às estudantes envolvidas e seus familiares.

Dada a gravidade dos fatos noticiados pela imprensa, o reitor determinou também abertura de processos para apuração das denúncias junto às instâncias da Ufal e órgãos externos competentes, para que se façam as correções de procedimentos internos e apuração do delito, no propósito de coibir novas ocorrências e também para mitigar os danos porventura ocorridos.

A gestão superior da Ufal reafirma: “Nosso maior patrimônio é nossa gente e, por isso, vamos envidar todos os esforços para garantir a segurança e a dignidade de sua comunidade”.

O reitor solicita ainda atenção para que não haja exposição indevida das pessoas envolvidas, com vistas à proteção da dignidade humana.

Por fim, rechaça todo e qualquer ato de assédio ou de violência física ou moral, o que se contrapõe ao espírito de acolhimento e pertencimento que deveriam reinar na academia e na sociedade.

Reitoria da Ufal