Saúde

Prefeitura de Maceió implanta novo sistema para marcação de consultas

Cora dá lugar ao Centro de Gestão Integrada da Saúde

Por 7Segundos, com assessoria 04/11/2020 12h12
Prefeitura de Maceió implanta novo sistema para marcação de consultas
Sede da Prefeitura de Maceió - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou o Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis). Com isso, o Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora) foi extinto e suas atribuições serão executadas Sistema Regulador de Gestão (SGR). A Portaria Nº081, que institui o fim do Cora, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (4)

O novo sistema já está implantado no 2º Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes Netto, localizado no Poço, e no Centro de Especialidades Eliane Machado, no Centro. Em funcionamento desde agosto, já apresentou melhorias significativas na assistência aos pacientes.

A novidade substitui o Cora e faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Modernização da Saúde. Esta ação integra o planejamento estratégico da SMS, que, entre outras ações, vem trabalhando com alternativas ao Sistema de Regulação (SISREG), fornecido pelo Ministério da Saúde.

“Esta atividade vem sendo estudada e trabalhada há mais de um ano entre a SMS e a Indra e depois de muito estudo com diversos setores, a solução está em fase de implantação demonstrando resultados expressivos”, disse Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra, empresa responsável pela gestão da marcação de procedimentos da SMS.

Entre os resultados obtidos estão a melhoria nos indicadores de saúde, como a otimização do tempo de marcação, reduzindo em média 50% do tempo com relação ao sistema anterior, fim das filas nas unidades, pois os pacientes recebem a marcação por ligação ou WhatsApp, redução da falta dos usuários de 80% para 45%, mesmo com a pandemia, e visão integrada do mapa de ofertas, necessidades, filas e produtividade em tempo real.

Para completar o fluxo total de atendimento, o sistema irá incorporar questões envolvendo a gestão hospitalar, controle, avaliação e auditoria e financeiro.