Geral

Conheça o melhor tipo de papel para desenho técnico

Por 7Segundos 06/11/2020 11h11 - Atualizado em 06/11/2020 11h11
Conheça o melhor tipo de papel para desenho técnico
Há diferentes tipos de papéis - Foto: Reprodução/Grafittiartes

Um estudante de arquitetura ou recém-formado na área sabe como os papéis têm importância no dia a dia da profissão, sejam os mais simples como o papel sulfite e outros mais profissionais.

Além disso, o uso do papel correto é fundamental para o bom desenvolvimento de projetos de arquitetura, é um detalhe que faz toda a diferença. Diante disso, selecionamos os melhores papéis que uma distribuidora de papéis tem para você executar seus projetos. Confira.

Papel sulfite

Um dos primeiros papéis que temos contato na vida é o papel sulfite A4, utilizado para inúmeras atividades em instituições de ensino, em escritórios e principalmente em impressoras para impressões simples.

Além de ser um papel para impressora, é um papel multiuso que você pode encontrar em inúmeras cores e tamanhos. Os lápis indicados para essa folha são o 2B e HB.

Papel canson

O papel tipo canson, assim como a folha de papel sulfite, está disponível no mercado em diversas cores e tamanhos. Ele é fabricado em diversas gramaturas, assim, você pode escolher a gramatura de acordo com suas necessidades de desenho técnico. Ele é vendido em blocos, fazendo com que seja mais fácil a utilização dele.

Papel vegetal

Esse tipo de papel é muito utilizado, especialmente em desenhos para arquitetura e cartografia. É um papel semi-translúcido, que serve para fazer rascunhos e ele facilita na cópia de outros desenhos e gráficos, pois é muito simples passar um contorno por cima dele sem a necessidade de uma mesa de luz.

Papel manteiga

Também é um papel semi-translúcido de superfície áspera, conhecido como papel sulfurize ou papel de croqui, sendo muito utilizado por estudantes de moda, design e arquitetura. Ele é parecido com o papel vegetal, contudo, é um pouco mais fino.

Como fazer a escolha do papel?

A maioria dos papéis que um fornecedor de papel oferece a papelarias e bazares possuem mais de um tipo de gramatura, é importante que você escolha uma de acordo com as necessidades de seu projeto. Quanto mais alta a gramatura de um papel, mais resistente ele é.

Ao fazer a pintura de desenhos com aquarelas, por exemplo, o pacote de folha sulfite não é um bom investimento porque a gramatura das folhas sulfites não costumam passar de 90g. Escolha o papel canson para esses casos.

Para trabalhar que vão ser finalizados com canetas finas, um papel mais fino faz com que o traço da caneta seja mais limpo e contínuo.

Seguindo essas dicas, você consegue entregar um desenho técnico com excelência sem nenhum problema desnecessário com os papéis!