Geral

Ataque de hackers ao governo federal atrasa divulgação de dados da Covid-19

Os números de mortes e casos de São Paulo e Paraíba não estão sendo computados pelo sistema do Ministério da Saúde

Por Metrópoles 09/11/2020 15h03
Ataque de hackers ao governo federal atrasa divulgação de dados da Covid-19
Ministério da Saúde - Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ataque de hackers ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) levou a um efeito cascada em diversos serviços públicos que dependem de sistema digitais e afetou inclusive a divulgação dos dados da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Por conta disso, São Paulo, local com a maior quantidade de diagnósticos e de mortes pela doença, não atualiza o sistema desde a última quinta-feira (5/11). Já os casos da Paraíba só foram incluídos no sistema no domingo (8/11) depois de dois dias, sexta (6/11) e sábado (7/11), sem novidades.

Uma situação diferente acontece no Amapá. O apagão que assola o estado impede a notificação dos casos, que não variaram entre a terça-feira (3/11) e o último sábado (7/11).

O painel digital do Ministério da Saúde não é atualizado desde quarta-feira (4/11). A pasta está divulgando as informações de outras maneiras, como através da imprensa credenciada para receber os dados pelo Whatsapp.

De acordo com a pasta, os problemas enfrentados por diversos serviços digitais do governo federal depois de um ataque de hackers ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) também afetou a notificação de casos de Covid-19. O órgão, entretanto, não confirma que também sofreu um ataque.

O Ministério da Saúde espera que até esta terça-feira (10/11) a notificação dos dados seja normalizada. Com isso, a tendência é que a quantidade de casos e mortes cresça mais do que nos últimos dias.

Isso porque apenas em São Paulo, caso seja repetida a quantidade notificada nos mesmos dias da semana anterior, serão mais de 8 mil casos e 212 mortes. A média móvel de mortes por Covid-19 no domingo (9/11) foi de 332.