Alagoas

Helicóptero e ambulância são acionados para falso acidente

O suposto acidente teria acontecido na BR-104, entre os municípios de Branquinha e União dos Palmares

Por 7Segundos com assessoria 09/11/2020 15h03
Helicóptero e ambulância são acionados para falso acidente
Médico regulador recebeu a ligação falsa ocorrência através do 192 - Foto: Assessoria

Um trote no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou na última sexta-feira (06) a mobilização de um helicóptero e ambulância na zona da mata alagoana.

O solicitante informou que ele e um amigo tinham sofrido uma queda de moto e essa segunda vítima estaria descordada. O suposto acidente teria acontecido na BR-104, entre os municípios de Branquinha e União dos Palmares.

Pela gravidade da situação, a regulação médica decidiu liberar o helicóptero do Serviço Aeromédico e a Unidade de Suporte Básico (USB) da Base Descentralizada de Murici, além de acionar a Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela suposta ocorrência ser em uma rodovia federal.

Com a dificuldade em achar as vítimas da provável ocorrência, a Central de Regulação de Maceió, entrou em contato com o solicitante, mas o número telefônico estava desligado.

Segundo Mayara Tavares, enfermeira e coordenadora da Base Descentralizada de Murici, a equipe da USB chegou até o local da ocorrência e constatou de que não havia nenhum acidente e que havia sido um trote. 

As Centrais de Regulação de Maceió e de Arapiraca do Samu Alagoas receberam, entre os meses de janeiro e outubro, 324.266 ligações no número 192. Desse total, os trotes representam 109.047 chamadas, ou seja, 33,62% das ligações.

O artigo 266 do Código Penal Brasileiro classifica como crime passar trote para serviços de emergência, e a pessoa que faz esse tipo de ligação pode pegar de um a seis meses de detenção. O infrator também pode ser condenado a pagar uma multa, e as penalidades podem ser duplicadas em situações de calamidade pública.