Educação

Ufal está com Inscrições abertas para seleção de mestrado em Meteorologia

Prazo para candidaturas segue até o próximo dia 15 e envolve cursos em áreas afins

Por Ascom UFAL 10/11/2020 19h07
Ufal está com Inscrições abertas para seleção de mestrado em Meteorologia
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Assessoria

Tem seleção de mestrado acontecendo no Programa de Pós-graduação em Meteorologia (PPGMET) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As inscrições vão até o próximo dia 15 de novembro e os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Podem se inscrever candidatos portadores de diploma de graduação plena (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC, nas seguintes áreas: Meteorologia e áreas afins (Física, Matemática, Química, Ciências da Computação, Engenharias, Oceanografia, Ciências Náuticas, Agronomia e Geografia) ou os concluintes do último semestre dos cursos especificados acima.

São 15 vagas ofertadas para a próxima turma, distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: Meteorologia Sinótica (uma vaga); Micrometeorologia (duas vagas); Biometeorologia (uma vaga); Poluição Atmosférica (duas vagas); Agrometeorologia (uma vaga); Sensoriamento Remoto (duas vagas); Meteorologia Ambiental e Aplicada (três vagas); Dinâmica da Atmosfera e Modelagem Climática (uma vaga); Oceanografia Física (duas vagas).

A seleção será feita com base na nota do currículo, do coeficiente de rendimento global do histórico escolar e do projeto de pesquisa. O projeto deve ter até cinco páginas, dentro de uma ou mais linhas de pesquisa [no formulário de inscrição o candidato poderá inscrever até três áreas de pesquisa pretendidas].

O projeto de pesquisa submetido em formato PDF deverá conter uma introdução ao tema proposto, com objetivo a ser alcançado, dados que poderão ser utilizados e breve descrição metodológica, e de forma sucinta, quais resultados poderão ser alcançados.

O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2021. Confira o edital completo aqui.