Geral

Moradores do Bom Parto fazem protesto para chamar atenção da Braskem

Eles cobram realocação das pessoas que vivem na área de rico no local

Por 7Segundos 12/11/2020 10h10
Moradores do Bom Parto fazem protesto para chamar atenção da Braskem
Manifestantes bloquearam a Rua General Hermes - Foto: Google Maps

Moradores do bairro do Bom Parto, um dos afetados pelo fenômeno geológico provocado pela extração de sal-gema, voltaram a protestar, nesta quinta-feira (12), para chamar atenção da Braskem.

Com pneus, pedaços de madeira e lixo, os manifestantes bloquearam a Rua General Hermes e atearam fogo em entulhos. A população afetada cobra da mineradora a realocação dos moradores que em casas ficam na área de risco.

Em nota, a Braskem informou que vem adotando medidas para acelerar o ingresso de moradores no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF). Também afirmou que respeita a manifestação pacífica.

Confira:

A Braskem atua de acordo com o mapa de desocupação definido pela Defesa Civil de Maceió e vem adotando medidas para acelerar os processos de ingresso dos moradores e comerciantes no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF). A realocação dos moradores das áreas de risco atingiu 95% dos imóveis localizados nas áreas de resguardo, Zonas A, B, C, D e E. Até outubro, 7.241 imóveis haviam sido desocupados e 378 moradores estavam com mudanças agendadas.


As equipes dos técnicos sociais estão em campo para a identificação dos imóveis recentemente incorporados ao mapa. Em menos de uma semana, foram identificados todos os 87 imóveis da Zona F e o trabalho continua com a identificação dos cerca de 2 mil imóveis da Zona G. De acordo com o calendário divulgado, até 28 de novembro estará concluída toda a etapa de identificação dessas duas zonas. Os ingressos no fluxo de compensação da Zona F acontecerão a partir de março de 2021; para a Zona G, a partir de abril de 2021.


Todos os dados estão no relatório mensal de acompanhamento do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação e foram apresentados às autoridades signatárias do Termo de Acordo assinado em janeiro deste ano. A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica e reitera que sua prioridade é garantir a segurança e o bem-estar dos moradores dos bairros.