Eleições

Auditoria das urnas: sorteio no sábado definirá quais serão auditadas

Auditoria acontecerá no auditório do Pleno do TRE/AL, a partir das 9h

Por 7Segundos, com TRE/AL 13/11/2020 12h12
Auditoria das urnas: sorteio no sábado definirá quais serão auditadas
Urna eletrônica - Foto: Roberto Ventura

Neste sábado (14), véspera do 1º turno das Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) vai sortear seis seções eleitorais do Estado, sendo as três primeiras sorteadas submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e, as demais, à auditoria medicante verificação de autenticidade e integridade dos sistemas. A audiência pública de sorteio será conduzida pelo juiz Ivan Vasconcelos Brito Júnior, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2020. Ela acontecerá no auditório do Pleno do TRE/AL, a partir das 9h.

Para a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, pelo menos 1 (uma) seção eleitoral sorteada deverá ser da capital. O Ministério Público Eleitoral acompanha todo o procedimento. Também são convidados os partidos políticos e coligações envolvidos no pleito e a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Em razão do protocolo sanitário adotado pela Justiça Eleitoral, haverá limitação do número de pessoas no recinto, com a presença somente dos representantes exigidos pela legislação.

Sorteio

As urnas sorteadas para a auditoria de funcionamento serão levadas para o TRE no mesmo dia do sorteio e, em suas respectivas zonas eleitorais, o juiz eleitoral providenciará a preparação de urna substituta para o funcionamento nas seções eleitorais. Cédulas de papel serão preenchidas (considerando os candidatos registrados de cada município sorteado) e serão colocadas em urnas de lona no decorrer da tarde do sábado. Logo após, essas urnas serão lacradas.

No dia da eleição (15), a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas fará a correspondência entre o voto assinalado na cédula eleitoral (voto manual) e o voto inserido na urna (voto eletrônico), no dia da votação, em condições normais de uso. O resultado dos votos digitados na urna confrontados com o resultado apresentado no boletim de urna impresso da urna deverá ser igual, atestando a lisura no processo de captação e totalização dos votos.

Também no domingo, às 6h, nas seções eleitorais sorteadas, antes do início da votação e da impressão da zerésima, acontece a auditoria de verificação de autenticidade e integridade dos sistemas das urnas, que visa legitimar a integridade dos sistemas dos softwares instalados nas urnas de votação.

Nesse procedimento será emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser conferidas com as que estarão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.