Política

Câmara de Maceió aprova dois Projetos de Lei na área de saúde

Durante a sessão, os parlamentares realizaram um minuto de silêncio pelo falecimento do professor José Márcio Malta Lessa

Por Assessoria 17/11/2020 17h05
Câmara de Maceió aprova dois Projetos de Lei na área de saúde
De acordo com o texto do projeto, muitos fetos morrem prematuramente - Foto: Assessoria

A Saúde foi tema de duas importantes iniciativas deliberadas e aprovadas em sessão ordinária híbrida desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Maceió. Por meio de Projetos de Lei, foi declarada de Utilidade Pública a Associação dos Fibromiálgicos de Alagoas (AIBAL), além da determinação para regulamentação dos exames de ecocardiograma fetal nas gestantes atendidas pela Rede Municipal de Saúde na capital alagoana. De acordo com o texto do projeto, muitos fetos morrem prematuramente por problemas cardíacos porque os exames prévios não são feitos nas gestantes.

“Quando se faz o exame de forma antecipada, é possível detectar o problema e proceder, assim que o bebê nasce, com o tratamento. Maceió já tem estrutura de profissionais e hospitalar para esse tipo de intervenção. Aprovando o projeto, será possível contribuir com a saúde dos bebês e tranquilidade dos pais”, destaca trecho do PL.

Além dos dois projetos, a Casa também aprovou Indicação que pede o retorno da linha de ônibus Chã da Jaqueira – Centro (060), assim como pede ao Executivo instalação de iluminação em LED no acesso à Comunidade Alto do Cruzeiro, em Riacho Doce. A pauta do dia ainda aprovou pedido de construção de uma praça no Residencial Aprígio Vilela, no Benedito, assim como criação de área de lazer no Residencial Parque dos Caetés, no mesmo bairro.

Uma Moção de Aplauso ao maceioense Nícolas Porto Silva por ter conseguido o 1º lugar no II Concurso Nacional de Violão Assovio Vertentes, realizado de forma online, em outubro, também foi aprovada pelos vereadores. Os parlamentares ainda deliberaram sobre a concessão de Título de Cidadão Honorário de Maceió ao Dr. João Rodrigues Sampaio Filho.

MINUTO - Durante a sessão, os parlamentares realizaram um minuto de silêncio pelo falecimento do professor José Márcio Malta Lessa, pai do atual secretário de Estado da Infraestrutura e ex-ministro do governo Temer, Maurício Quintella. José Lessa foi professor da Ufal, Uncisal e presidente da Fapeal, além de secretário de Estado da Educação durante o governo de Ronaldo Lessa.