Eleições

Nenhum candidato preto é eleito para Câmara de Maceió; 40% se declara pardo

Não haverá também vereadores que se consideram indígenas no Legislativo

Por Tais Albino 18/11/2020 12h12 - Atualizado em 18/11/2020 14h02
Nenhum candidato preto é eleito para Câmara de Maceió; 40% se declara pardo
Entre os que se declaram pardos, estão Samyr Malta (esquerda) e João Catunda (direita) - Foto: Assessoria / Redes sociais

Com uma renovação de 42% no quadro de vereadores eleitos, as eleições municipais, que ocorreram no último domingo, vão trazer muitas mudanças para o Legislativo maceioense pelos próximos quatros anos.

Mesmo com três vagas a mais neste pleito, nenhum candidato preto foi eleito nas 25 vagas ao cargo de vereador por Maceió. Houve diminuição também na participação feminina, que caiu de cinco para quatro vereadoras eleitas.

Fátima Santiago (PP) é única vereadora que se declara preta que exerce mandato atualmente na capital, porém, mesmo com mais de cinco mil votos, ela não conseguiu se reeleger.

Apesar disso, de acordo com dados levantados pelo 7Segundos no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 40% dos 25 candidatos eleitos de declaram pardos.

Vale lembrar que, para o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), os que se autodeclaram pretos ou pardos, se enquadram como pessoas negras.


Conheça quem são:


Delegado Fábio Costa (PSB) – Pardo


Galba Novaes (MDB) – Pardo


Aldo Loureiro (PP)- Pardo


Oliveira Lima (Republicanos) – Pardo


Zé Marcio Filho (PSD) – Pardo


Siderlane Mendonça (PSB) –Pardo


Cal Moreira (PSC) – Pardo


João Catunda (PSB) – Pardo


Samyr Malta (PTC) – Pardo


Dr. Valmir (PT) – Pardo