Polícia

Batalhão de Polícia Ambiental flagra crimes ambientais em Marechal Deodoro

Corte ilegal de árvores, incêndio e práticas de outros ilícitos foram encontrados em área de restinga

Por 7Segundos, com PM/AL 18/11/2020 11h11 - Atualizado em 18/11/2020 11h11
Batalhão de Polícia Ambiental flagra crimes ambientais em Marechal Deodoro
No local, BPA encontrou árvores cortadas e queimadas ilegalmente - Foto: Ascom PM/AL

Nessa terça-feira (17), a guarnição Ambiental 01, pertencente ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) localizou uma área no município de Marechal Deodoro, no Litoral Sul de Alagoas, onde uma série de crimes ambientais eram praticados.

Após acionamento via Copom, a guarnição foi ao ponto onde, possivelmente, estaria ocorrendo desmatamento em área de restinga. Entre os ilícitos constatados no local, à luz da Lei nº 9.605/1998, estavam: cortar árvores em área de preservação permanente (Artigo 39), provocar incêndio em área de floresta (Artigo 41) e transformar em carvão madeira de lei (Artigo 45).

Na área havia ainda uma caieira em plena atividade (espécie de forno utilizado para queimar madeira e cujo funcionamento polui a atmosfera pela fumaça que provoca), mas que foi destruída pelos agentes. Havia ainda focos de incêndio e diversas árvores que tinham sido derrubadas.

Nenhum envolvido nos crimes foi encontrado, mas além da destruição da caieira, os policiais realizaram o procedimento de mensuração da área degradada e o registro fotográfico.