Maceió

Maceió ocupa a 21° posição entre as capitais mais competitivas do Brasil

Dados do Ranking de Competitividade dos Municípios servem como norte para decisões de investimento da iniciativa privada

Por Marcos Filipe Sousa com Estado de Minas 19/11/2020 14h02
Maceió ocupa a 21° posição entre as capitais mais competitivas do Brasil
Cidade de Maceió - Foto: Maceió Atlantic

Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (19) o Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisa dados da gestão pública e indicadores socioeconômicos das cidades, distribuídos em 12 pilares temáticos.

Maceió foi a 21° capital mais bem colocada em todo o ranking. Já no ranking geral, aparece a cidade de Arapiraca na 343° posição.

O intuito é que os dados sirvam de ferramenta para a iniciativa privada na tomada de decisões acerca de investimentos.

Além disso, também tem o objetivo de salientar a importância da competição no setor público para a promoção da justiça, equidade e desenvolvimento socioeconômico das cidades, garantindo serviços de maior qualidade à população.

O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e o Sebrae, 405 municípios do Brasil com mais de 80 mil habitantes foram analisados.