Acidentes

Tanque de melaço se rompe em usina de Campo Alegre e atinge Rio Jequiá

Impactos do vazamento pode atingir a fauna e a flora da região; Danos já chegaram a povoados de Jequiá da Praia

Por 7Segundos 24/11/2020 14h02 - Atualizado em 24/11/2020 14h02
Tanque de melaço se rompe em usina de Campo Alegre e atinge Rio Jequiá
Tanque de melaço se rompeu durante a madrugada - Foto: Biota

Um tanque contendo melaço se rompeu, na madrugada deste terça-feira (24) na Usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre. Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SUDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão no local e avaliam os danos a fauna e a flora da região. 

Segundo a assessoria do Instituto Biota de Conservação, que esteve no local, o acidente aconteceu por volta das 1h30 e de acordo com a análise preliminar, o vazamento teria sido causado após uma explosão de gases. 

O coordenador de produção da empresa afirma que o reservatório estava com 100 mil litros da substância e cerca de 10 a 15% foi a quantidade vazada no Rio Jequiá através de uma galeria pluvial. 

Equipes da empresa realizaram coleta de amostra em dois pontos do Rio Jequiá, nas regiões da Igrejinha da Usina Sinimbú e da Vila Operária na Usina Sinimbú. 

Segundo a análise, foram registradas alterações na coloração da água devido a melaço em diversos ponto, sendo o mais distante, até o momento, a fazenda Prata, localizada no município de Jequiá da Praia. Apesar da poluição do rio, a empresa ainda não identificou a mortalidade de peixes ou danos a flora da região. 

Para ajudar na diluição do produto, resultante da etapa de centrifugação, no processo de fabricação de açúcar, a usina aumentou a vazão de uma barragem. 

Equipes do setor de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) fora acionados e devem iniciar os estudos na redondeza na tarde deste terça-feira (24). O IBAMA também abriu uma Ordem de Emergência e o Comunicado de Ocorrência de Acidente Ambiental sobre o caso. 

Já as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SUDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram direcionadas para povoado Parurais, onde devem coletar amostras de peixes para a realização de análises.

Confira imagens: