Eleições

Apesar de renovação, Kelmann deverá liderar próxima eleição para presidência da Câmara

Veteranos e novatos deverão se enfrentar na primeira sessão do ano pelo comando da Casa de Mário Guimarães

Por Berg Morais 24/11/2020 17h05 - Atualizado em 24/11/2020 20h08
Apesar de renovação, Kelmann deverá liderar próxima eleição para presidência da Câmara
Sede da Câmara de Maceió. - Foto: Assessoria

Mais de 50% dos vereadores da Câmara de Maceió tiveram seus mandatos renovados nas eleições deste ano. Com isso, surge a dúvida de quem irá comandar a Casa de Mário Guimarães na próxima Legislatura. Veteranos e novatos irão disputar o comando do Poder Legislativo da Capital, já na primeira sessão ordinária de 2021.

O atual presidente, Kelmann Vieira (Podemos), teve o apoio da maioria dos parlamentares na última eleição. No entanto, nesta nova Legislatura, a Casa está mista, onde diversos e novos partidos também passam a integrar o parlamento-mirim. Mesmo assim, sua experiência e a boa gestão à frente da Câmara lhe colocam como favorito.

Kelmann Vieira deverá trabalhar para manter o aval de importantes lideranças que continuam na Casa de Leis, como Eduardo Canuto (PODE) e Silvânia Barbosa (PRTB). Juntos ou separados, eles terão que enfrentar os novos integrantes do Legislativo.

Mais votado destas eleições, com 12.038 votos, o delegado Fábio Costa (PSB) tende a ser o novato que vai enfrentar os veteranos na tentativa de assumir o comando da Casa de Mário Guimarães. Sua pretensão pode ser fortalecida caso o candidato JHC (PSB) vença o segundo turno das eleições, em Maceió.

Dos veteranos, Francisco Salles (PSB), Galba Neto (MDB) e Siderlane Mendonça (PSB) podem chegar a ensaiar candidaturas. Mas o prefeito que for eleito terá um peso muito grande na composição da nova Mesa Diretora.

Tudo isso pode ser definido neste mês de dezembro onde ocorre as articulações nos bastidores, entre eleitos e reeleitos.