Política

Deputado estadual diz que não existe racismo no Brasil e é duramente criticado na internet

Antônio Albuquerque usou aparte para igualar seu comentário ao do vice-presidente, Hamilton Mourão

Por 7Segundos 25/11/2020 18h06
Deputado estadual diz que não existe racismo no Brasil e é duramente criticado na internet
Antonio Albuquerque - Foto: Ascom ALE

Está repercutindo de forma negativa a fala do deputado estadual Antônio Albuquerque (PRTB) sobre a inexistência do racismo no Brasil. O parlamentar usou um aparte durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) de terça-feira (24) para igualar seu posicionamento ao do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

“Ora, a cor da pele nunca traduziu o caráter de quem quer que seja. Eu digo com independência que não há em meu país, não há em meu estado, qualquer tipo de disputa de cor”, destacou.

Albuquerque vai além e diz que “estão querendo fazer aflorar um sentimento de separação entre as cores das peles dos seres humanos neste país, com atitude e sentimentos inescrupulosos. Não podemos permitir que nos imponham a pecha de um país onde há discriminação”.

O comentário do parlamentar surgiu em decorrência de supostos casos de racismo em diferentes partes do país. O mais recente, foi a morte do homem negro, João Alberto. Ele foi assassinado por seguranças de um supermercado no Rio Grande do Sul.

Nas redes sociais, Antônio Albuquerque passou a ser duramente criticado pelo comentário que fez. “O nível do deputado que temos. É lamentável demais”, disse o advogado Marcondes Costa.

Já o assistente social, Dênis Silva, falou sobre as cotas raciais e afirmou que a fala do deputado não tem embasamento. “Muito fácil falar qualquer coisa, sem conhecimento de causa, sem embasamento sociológico sobre o tema, apenas pelo senso comum, onde se dizer contra cotas, na verdade, esconde o sentimento em alguns de raiva quando o filhinho branco não passa em medicina numa UFAL, UNCISAL, num concurso público... tendo estas vagas ocupadas por negros cotistas e aprovados”, disparou.