Saúde

Pfizer envia à Anvisa dados de testes da vacina contra Covid

Laboratório anunciou que deu início ao processo de autorização para registro no Brasil.

Por G1 25/11/2020 17h05
Pfizer envia à Anvisa dados de testes da vacina contra Covid
Pfizer revela que vacina para Covid-19 deve chegar ao Brasil em 2020 - Foto: ICTQ

A farmacêutica Pfizer anunciou nesta quarta-feira (25) que enviou à Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) dados de testes da BNT162b2, sua candidata à vacina contra a Covid-19. Representantes da companhia participaram de reunião com a agência nesta quarta na qual deram entrada nesta etapa inicial do processo.

Com a remessa dos primeiros documentos, a empresa começou o chamado "processo de submissão contínua" previsto pela agência federal para acelerar o recebimento de dados dos fabricantes que desenvolvem possíveis vacinas contra o novo coronavírus.

“Esse é um importante passo para que o imunizante esteja disponível no Brasil. A Pfizer disponibilizará todos os dados necessários para avaliação e estará em total colaboração com a ANVISA para que esse processo transcorra da melhor maneira e o mais rapidamente possível”, afirmou, em nota, Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer Brasil.

A Pfizer e sua parceira BioNTech afirmam já terem dado entrada em pedidos junto a "várias agências regulatórias ao redor do mundo, incluindo FDA (EUA), EMA (União Europeia) e MHRA (Reino Unido)".