Política

Preferido de Bolsonaro, Arthur Lira espera STF barrar reeleição para presidência da Câmara

Julgamento que pode impedir candidatura de Rodrigo Maia está marcado para 04 de dezembro

Por Berg Morais 26/11/2020 15h03
Preferido de Bolsonaro, Arthur Lira espera STF barrar reeleição para presidência da Câmara
Arthur Lira - Foto: Cadu/Blog do Tinho

Candidato do Planalto para a presidência da Câmara Federal, o deputado alagoano Arthur Lira (Progressistas) é o favorito para o cargo por ter o apoio irrestrito do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Embora possa ter essa vantagem, a eleição do deputado federal depende do Supremo Tribunal Federal (STF).

Isso porque será a Corte que irá julgar a ação que questiona a possibilidade de reeleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, atualmente presididas por Rodrigo Maia (DEM/RJ) e Davi Alcolumbre (DEM/AP), respectivamente.

O ministro Gilmar Mendes marcou para o dia 04 de dezembro o início do julgamento, que ocorrerá de forma virtual.

A Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) 6524 foi movida pelo PTB e pede que o STF defina que a proibição à reeleição se aplique tanto às eleições que ocorreram na mesma legislatura, como em legislaturas diferentes.

Liderado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, o PTB tenta barrar a reeleição de Maia e Alcolumbre para eleger novos nomes que tentam uma melhor sintonia com o Planalto.

Líder do Centrão, Arthur Lira é o preferido para a presidência da Câmara. Ele é chamado, inclusive, como o filho 05 do presidente da República.