Política

Davi Maia nega “rachadinha” e diz que é vítima de fake news

Deputado estadual diz que tem um canal específico para prestação de contas

Por Berg Morais 27/11/2020 16h04 - Atualizado em 27/11/2020 17h05
Davi Maia nega “rachadinha” e diz que é vítima de fake news
Davi Maia, deputado estadual - Foto: Assessoria

Depois das acusações que saíram num jornal impresso da Capital de que estaria fazendo “rachadinha” em seu gabinete, o deputado estadual Davi Maia (DEM) falou com exclusividade com o Portal 7Segundos sobre o caso. Ele caracterizou a denúncia como Fake News e revelou que tudo em seu gabinete é feito de forma legal, como determina a Lei.

O jornal Tribuna Independente disse que Maia é o chefe de um suposto esquema onde os servidores de seu gabinete na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) devolvem parte de seus salários para o político detentor do mandato.

Um organograma detalhando a operacionalização do esquema, incluindo conversas via aplicativo de conversa, também foram revelados. O irmão do parlamentar, Marcelo Maia, que é servidor no gabinete do deputado federal JHC (PSB), foi apresentado como responsável por receber o valor total e repassar para Davi Maia.

Cláudia Marques Freire foi identificada como a responsável por cobrar e recolher os repasses dos servidores comissionados do gabinete de Davi Maia. Ela é nomeada na ALE como secretária parlamentar de Maia.

DEPUTADO REBATE ACUSAÇÕES


Ao Portal 7Segundos, Davi Maia classificou a denúncia como “fake news” e disse que seu gabinete segue rigorosamente critérios baseados nas leis gerais, inclusive de acesso à informação e transparência.

“Sou um Deputado que tem Compliance no meu Gabinete, fiz processo seletivo para os cargos, ninguém da minha equipe recebe Gratificação por Dedicação Exclusiva (GDE) - mesmo ela sendo considerada legal pelo Supremo”.

O deputado revelou, ainda, que possui um site que destaca sua atuação parlamentar e faz prestação de contas. “Publico tudo no meu site www.davimaia.com.br”, concluiu reafirmando que “mais uma vez se utilizam de FakeNews para me atacar!”.

PRESTAÇÃO NÃO DETALHADA


A reportagem acessou o portal disponibilizado pelo parlamentar e constatou que a prestação de contas existe, porém, não detalha a distribuição do montante através de serviços.

O canal revela apenas o valor disponibilizado e o utilizado, não oferecendo informações importantes como despesas com pessoal, combustível, serviços gráficos, contábeis, e de comunicação.