Política

Sarto Nogueira é eleito prefeito de Fortaleza

Com 98% das urnas apuradas, Sarto tem 51,69% dos votos válidos e está matematicamente eleito. Ele vai suceder o aliado político Roberto Cláudio, atual prefeito da capital cearense.

Por G1 CE 29/11/2020 19h07
Sarto Nogueira é eleito prefeito de Fortaleza
Sarto Nogueira é eleito prefeito de Fortaleza - Foto: Jarbas Oliveira/Estadão Conteúdo

Sarto Nogueira (PDT) é eleito prefeito de Fortaleza. Com 98% das urnas apuradas, Sarto somou 655.538 votos, equivalente a 51,69%, e está matematicamente eleito. Capitão Wagner soma 612.769 votos, equivalente a 48,31% dos votos válidos.

Sarto fez uma ampla coligação no 1º turno das eleições 2020 e ampliou a aliança no segundo, após atrair os candidatos derrotados. O prefeito eleito teve como principais apoiadores Cid e Ciro Gomes. Capitão Wagner foi o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro em Fortaleza.

Em entrevista no momento da votação, neste domingo (29), Sarto disse que a prioridade de seu mandato será trabalhar para amenizar as crises sanitária e econômica causadas pela pandemia de coronavírus.

"Em primeiro, e eu diria simultâneo, a questão da crise sanitária e da crise econômica. Vamos trabalhar pra recuperar a economia, principalmente na periferia."
Logo que o TSE confirmou a vitória de Sarto, o governador do Ceará e aliado político do prefeito eleito, Camilo Santana, parabenizou o vitorioso. "Uma vitória da defesa da verdade, do respeito, da paz e do reconhecimento ao trabalho e à enorme disposição para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente."

Sarto Nogueira tem 61 anos de idade e é casado com Natália Herculano. Eles criam três cachorros, incluindo a cadela Marrion, da raça Lulu da Pomerania, que virou mascote da campanha e inspirou memes na internet.

Histórico político

Sarto Nogueira foi eleito deputado estadual por sete vezes, desde 1994. Antes, em 1988, ele foi eleito vereador de Fortaleza pelo Partido Democrata Cristão (PDC), sendo reeleito em 1992. Na eleição mais recente, em 2018, ele obteve 68.937 votos.

Ele também é médico formado pela Universidade Federal do Ceará e o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Assim como Roberto Cláudio há oito anos, Sarto foi eleito prefeito de Fortaleza enquanto assumia o cargo de presidente do legislativo estadual.

Campanha eleitoral

Sarto atuou durante toda a campanha com a maior coligação e teve o maior tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV. No primeiro turno, ele concentrou críticas principalmente a Capitão Wagner, que aparecia em segundo lugar nas pesquisas e com quem disputou o segundo turno.

Ele também fez crítica à ex-prefeita Luizianne Lins (PT), dizendo que ela teve uma má avaliação quando foi prefeita. No segundo turno, Luizianne não manifestou apoio a Sarto ou Wagner, mas o PT fez coligação com o prefeito eleito.

No segundo turno, os candidatos derrotados declararam apoio a Sarto ou ficarem neutros. Com novos aliados, Sarto expandiu a rede de apoio.

Propostas eleitorais

Entre as propostas eleitorais apresentados por Sarto na campanha estão:

Saúde

O prefeito eleito afirma que "continuar e expandir as políticas dos últimos oito anos, que tem transformado a cidade, aperfeiçoando-as no que for necessário, e propor ações novas e criativas para avançar ainda mais".

Emprego e renda

Sarto prometeu que irá oferecer crédito de até R$ 3 mil a mulheres de baixa renda, por meio do programa "Nossas Guerreiras"; e prometeu a volta do aluguel social para mulheres que necessitam de proteção contra violência doméstica.

Educação

O prefeito eleito afirma em seu programa de governo que vai "continuar e expandir as políticas dos últimos oito anos, que tem transformado a cidade, aperfeiçoando-as no que for necessário, e propor ações novas e criativas para avançar ainda mais".