Desenvolvimento

Emater celebra 9 anos com apresentação de dados durante café da manhã

Evento ocorreu na sede do instituto, na manhã desta terça-feira, 1º de dezembro

Por Assessoria 01/12/2020 20h08
Emater celebra 9 anos com apresentação de dados durante café da manhã
Presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior, participou do evento, que ocorreu na sede do instituto - Foto: Assessoria

Há quase uma década, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) fortalece a atuação da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e a soberania alimentar da sociedade alagoana, em todas as regiões do estado.

Neste dia 1º de dezembro é comemorado o aniversário da Emater, que foi criada em 2011, por meio da Lei 7.291. A celebração ocorreu na sede do instituto, com um café da manhã para os principais representantes da área da agricultura e imprensa local.

“Foi um momento importante para celebrar os nove anos. Trouxemos esse diálogo com a mídia para conhecer o trabalho que é feito pela Emater, a importância da instituição para o desenvolvimento rural sustentável em Alagoas, e, consequentemente, ajudar na difusão das informações importantes para o campo”, ressaltou o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.

Também estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, João Lessa; o superintendente do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Jader Oliveira; e os presidentes da Adeal, Isaac Albuquerque; e do Iteral, Jaime Messias; e da presidente do Ideral, Jully Beltrão.

“Os extensionistas têm um contato diário com a população, eles que estão lá na ponta prestando assistência técnica, que é o que visamos com mais importância. A gente quer trazer uma Emater tecnológica, com inovações”, pontuou o secretário de Agricultura, João Lessa.

Representando o Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura (Fasa), marcaram presença a secretária de Agricultura de Quebrangulo, Valdelane Tenório, e os secretários de Agricultura de Estrela de Alagoas, José Teixeira, e de Japaratinga, Eduardo Lyra.

Quando o campo produz, Alagoas desenvolve

Ao longo desses nove anos, a Emater vem atuando em 83 municípios divididos em sete regiões do estado: Metropolitana, Grande Mata, Agreste I, Agreste II, Médio Sertão, Alto Sertão e Baixo São Francisco.

Das cidades atendidas em 2020, o público atendido pelo instituto foi de 35 mil pessoas, foram 79 organizações sociais e 5.545 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) emitidas.

Em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), só neste ano foram investidos quase R$ 6 milhões na compra de alimentos, que foram distribuídos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.