Meio ambiente

Três caçadores são presos e 850 animais silvestres resgatados em Alagoas

Operações foram realizadas no últimos dias do mês de novembro

Por 7Segundos, com Ascom IMA 02/12/2020 09h09
Três caçadores são presos e 850 animais silvestres resgatados em Alagoas
O galo-de-campina (Paroaria dominicana) foi a espécie com maior ocorrência de resgate na Operação Opará - Foto: Ascom / IMA

Cerca de 850 animais silvestres foram resgatados em Alagoas durante o andamento das operações Opará e Curupira 10 que foram realizadas nos últimos dias do mês de novembro.

Todos os animais apreendidos nas duas operações foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Maceió, para receber cuidados adequados da equipe multidisciplinar do IMA e Ibama.

Os responsáveis por danos à vegetação natural foram autuados e deverão se comprometer com alguma forma de compensação às áreas destruídas, além do pagamento de multa.

Curupira 10


A Operação Curupira 10 foi coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com integração do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

As equipes foram até os municípios de Murici, Messias, Flexeiras, Novo Lino, Branquinha, União Dos Palmares e São José.

Cooperação entre órgãos ambientais é essencial para o sucesso de operações - Foto: Ascom / IMA





Durante a ação, três caçadores foram presos em flagrante, bem como a apreensão de dez espingardas, dezessete armadilhas e carcaças de animais abatidos. No total, 355 animais silvestres foram apreendidos, entre eles oito pássaros saíra-sete-cores, espécie ameaçada de extinção. Foram aplicadas 14 multas para um total de R$ 132 mil.

Opará


Já a Operação Opará foi promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com cooperação de IMA e BPA em 12 cidades do Agreste e Sertão.

Foram mais de 500 animais silvestres resgatados, em sua maioria aves, entre eles o Pintassilgo-do-nordeste (Spinus yarrellii), ameaçado de extinção. 

Supressão de vegetação pode ser legal, quando realizada mediante autorização prévia do órgão ambiental competente - Foto: Gefuc/IMA


Também foram vistoriadas 34 áreas distintas de flora, equivalente a 1.056,32 hectares, com suspeita de infração ambiental. As equipes do IMA, Ibama e BPA constataram diversos casos de desmatamento, com ou sem o uso do fogo, a destaque de um alvo em Cacimbinhas que destruiu 43,2 ha, acarretando multa de R$ 44 mil.

Opará é o termo utilizado por comunidades indígenas para se referir ao rio São Francisco.