Política

Em apoio à Arthur Lira, Bolsonaro deve se pronunciar contra reeleição para presidência da Câmara

Presidente tenta barrar reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre

Por Berg Morais 02/12/2020 16h04 - Atualizado em 02/12/2020 16h04
Em apoio à Arthur Lira, Bolsonaro deve se pronunciar contra reeleição para presidência da Câmara
Bolsonaro e Arthur Lira - Foto: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), deverá se pronunciar ainda esta semana nas redes sociais contra o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode autorizar a reeleição para os cargos de presidente da Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

A medida é em defesa do candidato de consenso do Planalto à presidência da Câmara, o deputado federal alagoano Arthur Lira (Progressistas). Já para o mesmo cargo no Senado, Bolsonaro fará campanha para qualquer candidato conservador com chances de vitória.

Bolsonaro tenta de todas as formas impedir a reeleição de Rodrigo Maia (DEM/RJ) e Davi Alcolumbre (DEM/AP), na Câmara e no Senado, respectivamente. Eles chegaram a dificultar a aprovação de matérias de interesse do Planalto, desagradando o presidente da República e seus aliados.

Com as sinalizações favoráveis à Arthur Lira, outro alagoano pode se lançar candidato à presidência do Senado com a “benção” de Bolsonaro. Trata-se do ex-presidente da República, senador Fernando Collor (PROS).

O julgamento no STF sobre a possibilidade de reeleição para a presidência da Câmara e do Senado está marcada para ser iniciada na próxima sexta-feira (04).