Saúde

Nutricionista dá dicas de alimentação para o verão

Para se manter bem nessa estação, deve-se, no entanto, ingerir bastante água e apostar nas frutas

Por Assessoria 02/12/2020 19h07
Nutricionista dá dicas de alimentação para o verão
Nutricionista fala sobre bem estar e saúde no verão - Foto: Assessoria

A estação mais quente do ano já se aproxima e, por isso, os cuidados com a alimentação e a saúde da pele devem ser redobrados. Para se manter bem no verão, deve-se, no entanto, ingerir bastante água e apostar nas frutas, de preferência, vermelhas, bem como não esquecer do protetor solar ao sair de casa. O bom hábito, por sua vez, deve ser prolongando, a fim de se ter uma vida saudável, também nas demais estações.

“Para manter uma pele saudável diante de todo o sol do verão, além do protetor solar, é necessário incluir na alimentação as frutas vermelhas que são ricas em antioxidantes e fitonutrientes que combatem radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento celular, como, por exemplo, o morango, açaí, jabuticaba, uva roxa, goiabada e cereja in natura”, pontuou a nutricionista Yasmin Santana.

E completa:

“As frutas e legumes amarelos/laranjas também são ótimos para o verão. Os alimentos com essa coloração são fontes de betacaroteno, que atua como refletor dos raios UVA e UVB. Além disso, a oxidação do betacaroteno proporciona um bronzeado mais intenso e duradouro. Então, o ideal é apostar na cenoura, abóbora, acerola, laranja e manga”.

A nutricionista também falou sobre a hidratação nessa estação do ano. Segundo a especialista, água e água de coco são importantes para a saúde, por terem a função de proteção, hidratação e estruturação, combatendo, entretanto, a celulite, e o envelhecimento precoce.

“Na correria do dia a dia é comum “esquecer” de tomar água. Daí aparece a boca seca, lábios rachados e o mau hálito. Por isso, a dica para aumentar a ingestão é ter sempre uma garrafinha de água por perto, aumentar a ingestão de frutas ricas em líquido (abacaxi, melancia, melão, laranja), tomar um copo de água antes das refeições, saborizar a água com frutas (limão, laranja, abacaxi), o que pode ajudar a ter mais vontade de bebê-la e, também, contar com a ajuda de algum aplicativo que lembre sempre de tomar o líquido”, aconselhou Yasmin Santana.

A especialista frisou, ainda, que a água é indispensável no verão, e que a falta dela no organismo trás maléficos.

“Os sintomas para quem esquece de tomar água durante esse período são: urina escura, intestino preso, pele ressecada e sem brilho, dor de cabeça, estresse e cansaço, inchaço, além da sensação de fome mesmo tendo se alimentado e metabolismo lento. Já as consequências para quem se alimenta mal, não só no período do verão, mas como em todo período ao longo da vida, é a obesidade e o desenvolvimento de doenças crônicas”, concluiu ela.