Agricultura

Amgesp participa de chamamento público de agricultura familiar para hospitais

Unidades hospitalares da rede pública do Estado serão abastecidos, em parte, por produtores da agricultura familiar

Por Agência Alagoas 09/12/2020 19h07
Amgesp participa de chamamento público de agricultura familiar para hospitais
Unidades hospitalares recebem agricultura familiar - Foto: Ascom Amgesp

Nesta quarta-feira (9), a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) participou do chamamento público da agricultura familiar junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Emater (Instituto de Inovação do Desenvolvimento Rural) para que produtos da agricultura familiar façam parte das unidades hospitalares da rede pública do Estado de Alagoas.

Mais de dez cooperativas estão fazendo parte deste processo seletivo, assim os hospitais gerenciados pelo Estado serão abastecidos, em parte, por alimentos plantados por agricultores locais.

Esta ação fortalece os pequenos produtores rurais e a economia local, colabora ainda para a geração de renda e emprego no campo, além de melhorar o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola de Alagoas.

Em 2017 a Amgesp foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para receber o prêmio Destaque 2017, em Brasilia, pela execução da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CI). No ano de 2017, o Estado de Alagoas foi o segundo maior comprador de alimentos da agricultura familiar no Brasil e vale salientar que, neste ano, o Governo de Alagoas realizou, através da Amgesp e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a primeira chamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar, na importância de R$ 20 milhões.

Estes números devem aumentar cada vez mais, uma vez que demais órgãos podem solicitar da Agência a sua participação no chamamento público para que parte de suas aquisições com produtos agrícolas seja destinada aos produtores familiares, ajudando o crescimento desta economia local.

Os números de 2017 devem aumentar com as compras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com as futuras chamadas públicas que acontecerão nos mesmos moldes para as demais secretarias de Estado.

Esta política pública traz em seu bojo o apoio governamental e o trabalho conjunto das secretarias e órgãos especializados. Desde de 2015 a Amgesp vem buscando aquisições públicas inclusivas e de desenvolvimento sustentável, num compromisso com a população e os setores produtivos de Alagoas.