Mundo

Países Baixos expulsam dois cidadãos russos acusados de espionagem

Os cidadãos de nacionalidade russa estavam a trabalhar no país como diplomatas.

Por Noticias ao minuto 10/12/2020 21h09
Países Baixos expulsam dois cidadãos russos acusados de espionagem
Espiões são expulsos de países baixos - Foto: Getty Images

Os Países Baixos expulsaram, esta quinta-feira, dois cidadãos de nacionalidade russa por serem, alegadamente, espiões que trabalhavam no país como diplomatas.

Os homens, que trabalhavam para o Serviço de Inteligência Estrangeiro (SVR) russo, são acusados de terem como principal alvo o setor da alta tecnologia e terem construído uma "rede de contactos substancial" na indústria, revelaram os serviços secretos holandeses num comunicado citado pela BBC.

A Rússia já respondeu às acusações classificando-as como "infundadas" e referindo que a decisão de expulsar os cidadãos foi "provocadora". Os cidadãos expulsos trabalhavam como diplomatas para a embaixada russa em Haia e foram declarados persona non grata, tendo agora de deixar o país.

Pouco depois do anúncio ser feito, o ministro do Interior holandês disse que o embaixador russo já tinha sido chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e que a rede de espionagem teria "provavelmente causado danos às organizações a que pertenciam ou teriam pertencido as fontes e consequentemente à economia e segurança nacional holandesa".

O anúncio foi feito um dia depois de a Agência Europeia do Medicamento, que tem sede em Amesterdão, ter sido alvo de um ataque cibernético, mas não há para já qualquer indicação de que os incidentes estejam ligados.