Saúde

Casos de Covid-19 em Maceió podem ultrapassar o do restante do Estado nas próxima semanas

Boletim do Observatório da UFAL aponta tendência de descontrole do contágio

Por Marcos Filipe Sousa 14/12/2020 15h03
Casos de Covid-19 em Maceió podem ultrapassar o do restante do Estado nas próxima semanas
Coronavírus - Foto: Reprodução/Getty Images

As atenções se voltam para Maceió nas próximas semanas devido ao aumento nos casos de Covid-19. O alerta foi dado no relatório publicado nesta segunda-feira (14) pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19. 

Os dados 50ª semana epidemiológica (SE) aponta que a capital continua liderando a expansão da Covid no estado, o que fez com que a incidência de casos na capital alagoana na última semana ultrapassasse o número de novos casos registrados no restante do estado, fenômeno observado nas primeiras semanas da pandemia. 

Os pesquisadores reforçam a tendência de descontrole na transmissão e segunda onda de contágio em Alagoas, mais nítido em Maceió, que pode se intensificar nas próximas semanas. 

Em relação aos óbitos, os pesquisadores confirmam que o estado voltou a registrar um aumento na incidência na última semana, o que pode ser interpretado como mais uma evidência do descontrole da transmissão no estado.

Em relação à taxa de ocupação dos leitos da rede pública para tratamento de pacientes com a Covid-19, o boletim do último dia 12 indicava uma ocupação de 50% dos leitos de UTI e 21% de UTI intermediária. Considerados todos os leitos que possuem respiradores, a ocupação é de 45%, quadro similar ao do verificado há uma semana.