Meio ambiente

Operação apreendem mil toneladas de espécies em período de defeso

Respeitar o período de reprodução dos animais é de extrema importância

Por 7Segundos com Assessoria 14/12/2020 17h05
Operação apreendem mil toneladas de espécies em período de defeso
Operação ocorre em todo o litoral alagoano - Foto: Divulgação

Desde a semana passada foi iniciada a Operação Panulirus, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) que tem como objetivo de fiscalizar e monitorar a comercialização das espécies que estão no período de defeso. 

Na primeira etapa da Operação, 11 multas e apreensões foram efetuadas, duas foram pelo flagrante de um casal de aves silvestres mantidos em cativeiro, o que totalizou R$91.080,00. Todo o litoral alagoano está sendo monitorado. 

Ainda, houve a apreensão de aproximadamente 1.039 toneladas de produtos. Que em seguida foram doados para instituições de caridade, devidamente registradas. Ressaltando que os empreendimentos que não tiverem a declaração de estoque terão as mercadorias apreendidas. 

Respeitar o período de reprodução dos animais é de extrema importância para garantir os estoques naturais e a proteção das espécies. Para isso, o período de defeso é estabelecido por legislações e normativas dos órgãos ambientais. 

Espécies e datas do Período de Defeso: 

Camarão rosa, sete-barbas e branco – 1º de dezembro a 15 de maio 

Caranguejo uçá - 1º de dezembro a 31 de maio 

Caranguejo guaiamum – 1º de dezembro a 31 de março 

Lagosta vermelha e verde - 1º de dezembro a 31 de maio 

Pargo – 15 de dezembro a 30 de abril