Saúde

Ultracongeladores de universidades poderão ser usados para vacina; UFAL possui pelo menos cinco

Os cientistas guardam nesses espaços tecidos de animais, material genético, cultura celular e outros elementos

Por Marcos Filipe Sousa 17/12/2020 16h04
Ultracongeladores de universidades poderão ser usados para vacina; UFAL possui pelo menos cinco
Material armazenado não pode ser descongelado - Foto: Anderson Coelho/ND

O Governo Federal conta com uma parcela das vacinas da Pfizer e da Moderna para imunizar a população no país. O problema é que elas precisam ser armazenada em temperaturas muito baixas, em equipamentos conhecidos como ultracongeladores. O Ministério da Saúde conta com as universidades federais que possuem esse tipo maquinário. 

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) informou que possuem cinco ultracongeladores, mas que não há disponibilidade para armazenar esse tipo de vacina. Isso porque, já estão ocupados nos laboratórios com materiais que não podem ser descongelados, ou serão perdidos. 

Os cientistas guardam nesses espaços tecidos de animais, material genético, cultura celular e outros elementos que só se mantêm estáveis a baixíssimas temperaturas, como radicais livres produzidos pelo nosso organismo.

Hoje, as vacinas do calendário do SUS são dispostas em refrigeradores com temperaturas entre 2°C e 8°C e em freezers científicos, que chegam a -25ºC. A vacina da Pfizer desenvolvida com a alemã BioNTech, no entanto, exige armazenamento inédito a -70°C.