Saúde

Jovens que dormem tarde tendem a beber e fumar mais

Pesquisadores ingleses uma relação entre a impulsividade, ansiedade e o uso de substâncias.

Por G1 18/12/2020 09h09
Jovens que dormem tarde tendem a beber e fumar mais
Para participar do estudo, os voluntários responderam perguntas sobre seu comportamento noturno - Foto: Unsplash

Pesquisadores da Universidade de Surrey e da Universidade de Brunel London, na Inglaterra, descobriram que jovens que ficam acordados até tarde são mais impulsivos do que aqueles que vão para a cama mais cedo, o que os torna mais propensos a fumar e consumir bebidas alcoólicas.

O levantamento foi publicado na revista científica "Chronobiology International".

Para chegar a essa conclusão, os cientistas investigaram perfis de jovens noturnos - que preferem ficar acordados até tarde por "funcionarem" melhor à noite - para descobrir se existe uma relação entre a impulsividade, ansiedade e o uso de substâncias.

Ao todo, foram recrutados 191 participantes com idades entre 18 e 25 anos. Os voluntários responderam perguntas sobre suas preferências de sono, se são matinais ou noturnas, a qualidade do sono e níveis de ansiedade e impulsividade.

Também foram questionados sobre quantos cigarros fumavam e o quanto consumiam de álcool, café e outras bebidas com cafeína.

Os cientistas descobriram que os níveis mais elevados do uso de substâncias são devido ao aumento dos níveis de impulsividade.

Para os pesquisadores, os jovens geralmente preferem ficar acordados até tarde, no entanto, como consequência dessa atitude, podem apresentar maior risco de desenvolver problemas de saúde mental e o uso problemático de substâncias.

Teste de impulsividade

Para indicar o nível de impulsividade, os participantes foram solicitados a indicar quanto tempo estavam dispostos a esperar antes de receber uma hipotética recompensa em dinheiro.

Foi constatado que os participantes notívagos estavam mais ansiosos e relataram maior uso de álcool, cafeína e cigarro em comparação com seus pares que dormiam cedo.

A baixa qualidade de sono não foi responsável pelos efeitos citados. Mas os níveis mais altos de impulsividade estavam mais presentes em pessoas noturnas que faziam uso constante de álcool, cafeína e cigarro.

Os resultados do estudo podem ajudar na criação de estratégias para combater o uso problemático de substâncias.

No futuro, os pesquisadores querem descobrir se esse comportamento se dá por esses jovens terem passado a dormir mais tarde, portanto, apresentando uma maior exposição ao desejo de beber e fumar, ou se dormem mais tarde por adquirirem um comportamento viciante.