Geral

Assediada, Isa Penna quer cassação de Cury e lamenta “silêncio” da Alesp

Deputada afirmou que abriu boletim de ocorrência por importunação sexual contra Cury e quer a responsabilização pelo caso

Por Metrópoles 18/12/2020 16h04
Assediada, Isa Penna quer cassação de Cury e lamenta “silêncio” da Alesp
Isa Pena - Foto: Reprodução

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (18/12), a deputada Isa Penna (PSol) lamentou o silêncio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre o caso de assédio sexual que ela sofreu por parte do deputado Fernando Cury (Cidadania). A política afirmou que não tem um “plano de vingança individual” contra Cury, mas pretende abrir um diálogo sobre a violência contra a mulher na sociedade.

“Eu lamento o silêncio da Alesp, lamento o silêncio do governador. Se é que eles acreditam em instituições democráticas. Então, deveriam, no mínimo, se comprometer com a apuração de um vídeo que é público. Tomadas as devidas providências, tanto o boletim de ocorrência como o comitê de ética, estamos agora com um abaixo-assinado para cassação do mandato do deputado”, declarou Isa.

O caso aconteceu nessa quinta-feira (17/12). Um vídeo gravado durante sessão da Alesp mostra o deputado estadual Fernando Cury passando a mão no seio da política. Nas imagens, Penna conversa com a mesa diretora, quando Cury se aproxima dela por trás e passa a mão em seus seios. A deputada imediatamente se desvia de Cury e o repele.

“No momento em que senti o corpo dele se aproximando, eu falei: ‘Você está louco? Que forma é essa de chegar em mim?”. Acho que até cheguei a dizer que sou casada. Eu sei que fui assediada e, quando me afastei e olhei para trás, vi que eles estavam rindo”, declarou a deputada, afirmando ainda que Cury estava com cheiro de álcool no momento em que se aproximou dela.

“A gente vai procurar a cassação do deputado porque o que ele fez limita a vida das mulheres, o exemplo que ele deu enquanto autoridade pública para não dizer que incita, eu digo que encoraja a violência contra as mulheres”.

Isa ainda afirmou que registrou boletim de ocorrência contra o deputado estadual por importunação sexual. “Eu optei pela importunação sexual pois meu objetivo não é fazer uma caça às bruxas. Eu quero construir uma ponte com as pessoas que estão acompanhando esse caso. Não vou compactuar com linchamento, autoritarismo, mas vou pedir a responsabilização dele”, afirmou.

Conselho de Ética

À Folha de S. Paulo, a presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de SP, Maria Lúcia Amary (PSDB), afirmou que o caso deve ser julgado no conselho apenas em março.

“Acredito que, em meados de março, provavelmente, já teremos condições de ter uma decisão em relação a esse caso, se correr dentro da normalidade e cumprimento dos prazos e não tiver intercorrências. Por exemplo, tem o período de Carnaval, feriados e pode atrasar alguma coisa”, diz.

Sobre a demora no julgamento, Penna comentou: “O que mais tem para ser apurado? O que mais vocês precisam saber? O vídeo está nas redes oficiais da Assembleia. Tem prazos para a defesa, claro, isso é um direito, mas até março? Isso passa uma mensagem leviana não só da presidência da Casa, mas do governo do estado que nem se quer achou digno se pronunciar”.

“A gente vai procurar a cassação do deputado porque o que ele fez limita a vida das mulheres, o exemplo que ele deu enquanto autoridade pública para não dizer que incita, eu digo que encoraja a violência contra as mulheres”.