Política

Parlamentares alagoanas cometam caso de assédio ocorrido em Assembleia Legislativa de SP

Deputada Federal diz que cotidiano no parlamento é difícil para as mulheres

Por Marcos Filipe Sousa 18/12/2020 18h06
Parlamentares alagoanas cometam caso de assédio ocorrido em Assembleia Legislativa de SP
Cena foi registrada pelas câmeras da Assembleia - Foto: Reprodução

O caso da deputada estadual de São Paulo, Isa Penna (PSOL), assediada pelo deputado Fernando Cury (Cidadania) esta semana e flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa tomou conta do país e gerou indignação e declarações de outras mulheres da política. O 7Segundos procurou parlamentares alagoanas para comentar o assunto.

A deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) disse que conduta do parlamentar foi lamentável, fere não só a deputada Isa Penna, mas todas as mulheres do país. 

“A agressão sofrida pela deputada expressa total desrespeito e desprezo contra as mulheres que exercem o poder público. Foi um ataque à democracia e mostra o quanto precisamos avançar no combate ao assédio, machismo, violência. E mais ainda: precisamos avançar também no quesito de punição dos culpados que, muitas vezes, saem ilesos da situação”, disse a parlamentar.

A deputada federal Tereza Nelma (PSDB) é coordenadora-adjunta da Secretária da Mulher da Câmara dos Deputados, reforço seu sentimento de profunda indignação. “É inaceitável que esse tipo de agressão ainda ocorra de forma tão natural contra nós, mulheres. A violência política de gênero e o assédio sexual representam um ataque direto à democracia. São ações como esta que muitas vezes nos excluem desses ambientes ainda dominados por homens machistas, como uma forma de inibir a participação das mulheres nesses espaços de poder”. 

Ela disse que o cotidiano no parlamento é difícil, e as relações são grosseiras e violentas. “E esse tipo de agressão mostra a face da violência que nós sofremos ao ingressar na política. Inclusive, colocando em risco a integridade sexual de todas as demais parlamentares que estão no exercício do mandato”.

Vereadora de Maceió, Silvania Barbosa (PRTB) comentou que ficou estarrecida com as imagens, sobretudo por ter acontecido dentro da maior casa legislativa do país, durante sessão, transmitida ao vivo, na frente de todas as pessoas. 

“O que vimos foi um exemplo claro de como os homens seguem desinibidos e inadequados, mesmo no ambiente de trabalho. Quero parabenizar Penna pela coragem e por estimular outras mulheres a não se calarem e denunciar casos semelhantes. Não temos que ser educadas e tolerantes com quem não nos respeita. Que ele e todos os assediadores sejam punidos. No caso de Cury, espero que pelo partido em com o rigor da lei”.

Nas imagens, é possível ver o deputado conversando com outro deputado. Na sequência, ele faz um movimento em direção à Isa Penna, que está apoiada na mesa diretora da Casa, e retorna a conversa com outro parlamentar. Em determinado momento, Fernando para atrás da deputada, apalpa seu seio e ela, imediatamente, tenta o afastar.

Após a repercussão do caso, o partido Cidadania afirmou na noite de quinta-feira (17) que acionará o Conselho de Ética da legenda contra o Fernando Cury.