Justiça

Tutmés Airan acompanha início da 2ª etapa do concurso para juiz do TJAL

Candidatos realizam prova discursiva nesta sexta (8)

Por Ascom TJ 08/01/2021 11h11 - Atualizado em 08/01/2021 11h11
Tutmés Airan acompanha início da 2ª etapa do concurso para juiz do TJAL
Tutmés Airan visitou o local de realização das provas e conversou com candidatos, nesta sexta (8 - Foto: Assessoria

O presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), Tutmés Airan, acompanhou o início da segunda etapa do concurso para juiz substituto de Alagoas, nesta sexta (8). O desembargador visitou o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro, onde as provas estão sendo aplicadas.

Pela manhã, teve início a prova discursiva. A de sentença cível será neste sábado (9), à tarde, e a de sentença criminal no domingo (10), pela manhã. Todas terão cinco horas de duração. No local de realização dos exames estão sendo observadas as condições sanitárias de segurança, em razão da pandemia.

O certame oferece 20 vagas. A primeira fase (prova objetiva) ocorreu em outubro de 2019. O concurso foi suspenso provisoriamente, mas teve seu reinício autorizado por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em outubro do ano passado.

"Era para o concurso já ter terminado. Houve esse atraso, mas agora a gente dá sequência. O próximo presidente do TJ vai encontrar isso já no fim e vai nomear os juízes no número que o edital prevê", afirmou Tutmés Airan, que deixa a Presidência do Tribunal no próximo dia 15.

Segundo o desembargador, os novos juízes vão reforçar a prestação jurisdicional no estado. "É de se esperar que tenhamos bons magistrados. Juízes altivos, que não precisaram do favor de ninguém para se transformarem em juízes, e sensíveis, que tenham a compreensão do significado de um juiz na sociedade".