Covid -19

Se o Governo Federal demorar, AL vai adquirir CoronaVac por conta própria

Caso seja permitido e tenha estoque suficiente no Instituto Butantan

Por 7Segundos 08/01/2021 12h12 - Atualizado em 08/01/2021 12h12
Se o Governo Federal demorar, AL vai adquirir CoronaVac por conta própria
Renan Filho durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (08) - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho (MDB) anunciou que — se houver permissão e o Governo Federal demorar a disponibilizar doses vacina contra a Covid-19 pelo país — o próprio Governo de Alagoas vai adquirir, com recursos próprios, doses para os alagoanos.

A informação foi dada em entrevista coletiva durante a posse do ex-procurador-geral de Justiça de AL, Alfredo Gaspar de Mendonça, novamente como secretário de Estado da Segurança Pública nesta sexta-feira (08).

“Nesse momento, nada é mais importante economicamente do que vacinar a população. Quem vacinar a população mais rápido, vai voltar a vida normal mais rápido e a economia vai ter mais força para gerar emprego e voltar a crescer. Por isso, mesmo Alagoas sendo um estado que a gente precisa valorizar cada real, o principal investimento, nesse momento, se possível, é adquirir vacina”, afirmou Renan.

Nessa quinta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a aquisição de 100 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac. No entanto, não apresentou datas para o início da distribuição.

O chefe do Executivo estadual afirmou que a vacinação está cada vez mais perto, mas ressaltou que, por isso, ainda é preciso se cuidar. “Quem se protegeu até agora, quem chegou até aqui, precisa levar adiante as medidas de proteção, de distanciamento. Lavar as mãos e, principalmente, o uso de máscara quando estiver na rua para proteger a si e ao próximo. Adoecer agora na fase final e ter a doença de maneira grave é algo que o cidadão individualmente pode tentar evitar”.

Neste sábado (09), Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, vão visitar todos os insumos do plano de vacinação estadual. Vale lembrar que o Governo de Alagoas garantiu estoque de seringas e agulhas enquanto o Governo Federal anunciou que suspendeu a compra até os preços voltem a normalidade.