Alagoas

Ministério da Saúde: 17 milhões de doses de vacinas serão divididas entre AL e demais estados do NE

Mapa foi encaminhado para as secretarias de Estados da Saúde

Por Marcos Filipe Sousa com CNN Brasil 08/01/2021 17h05 - Atualizado em 08/01/2021 17h05
Ministério da Saúde: 17 milhões de doses de vacinas serão divididas entre AL e demais estados do NE
Vacina contra a Covid-19 - Foto: Rafael Rigues

O Ministério da Saúde entregou às secretarias estaduais de saúde nesta quinta-feira (07) um mapa com a logística e cálculos da distribuição das primeiras doses de vacinas para o combate à Covid-19.

Alagoas e os demais estados do Nordeste terão à sua disposição 17 milhões de doses para vacinar idosos com mais de 80 anos e profissionais da saúde. O número chama a atenção, porque somente São Paulo terá mais de 30 milhões para essa primeira etapa de imunização.

Em todo o país, o Governo Federal calculou o total de 68,8 milhões de doses.

O Ministério da Saúde está levando em consideração os dois milhões de imunizantes importados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford vindo da Índia.

No Brasil, a Fiocruz deve produzir no primeiro semestre deste ano até 100 milhões de doses do imunizante a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que também será importado. 

O governador do Estado, Renan Filho (MDB), informou na manhã desta sexta-feira (08) que Alagoas se prepara para comprar doses extras, caso a quantidade de imunizantes do Ministério da Saúde sejam insuficientes.