Saúde

Covid-19: Após festas de fim de ano, o Verão é nova preocupação para médicos

Médica alagoana explica os cuidados para que for à praias e clubes

Por Marcos Filipe Sousa 10/01/2021 15h03
Covid-19: Após festas de fim de ano, o Verão é nova preocupação para médicos
Aglomerações em praias de Maceió - Foto: 7Segundos

As festividades de final de ano foram a prova da falta de empatia de diversos grupos sociais acerca da pademia de Covid-19. Festas cladestinas e aglomerações foram divulgas sem nenhuma vergonha na internet. Passadas as comemorações, o sol e o calor convidam essas mesmas pessoas a aproveitar o Verão. Essa é a mais nova preocupação entre os profissionais de saúde, na tentativa de evitar uma contaminação maior entre a população.

O principal recado dos infectologistas continua: sair somente de casa quando necessário. Mas se for curtir a estação do ano mais esperada entre os brasileiros, alguns cuidados devem ser tomados como explicar a médica alagoana Tereza Tenório.

"Para garantir a segurança do lazer é preciso que se pense em nós e nas pessoas que estão ao nosso redor. São três principais ações, o distanciamento social seguro entorno de um metro e meio a dois metros; o uso da máscara em todos os momentos e de forma correta, protegendo o nariz e a boca; e a utilização do álcool em gel já que em praias e pisicinas é mais dificil ter água e sábaão à disposição", explicou.

O álcool é importante principalmente na hora de manusear o rosto e manipular qualquer tipo de alimentação, alertou a profissional.

Mais os cuidados também estão dentro da água. "Tanto na areia quanto no mar ou piscina devemos mantér o distanciamento das pessoas que não são do nosso convivio familiar diário. E o uso da máscara onde for possível".