Maceió

Sindicato dos Bancários em AL crítica demissões e fechamento de agências do BB

Ainda não há informações de quantas agências fecharão no Estado

Por Marcos Filipe Sousa 11/01/2021 17h05 - Atualizado em 11/01/2021 17h05
Sindicato dos Bancários em AL crítica demissões e fechamento de agências do BB
Banco do Brasil - Foto: Reprodução

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (11) a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários e o fechamento de 361 unidades. A notícia não caiu muito bem entre os funcionários em todo o país. 

Márcio dos Anjos, presidente do Sindicato dos Bancários em Alagoas, criticou a decisão. “Nós repudiamos essa ação que nada mais é do que a política de Paulo Guedes. Recordo vocês a fala do ministro quando ele disse que a intenção era ‘privatizar a po@#$ do BB’. Então ele está cumprindo o que prometeu”.

O líder sindical explicou que a diminuição do quadro de funcionários e fechamento de agências traz precariedade nos serviços. “A sociedade é penalizada e acaba ganhando força a ideia da privatização já que se venda a ideia de quem o privado é melhor que o público”.

Uma articulação nacional já iniciou entre os sindicatos e os servidores do BB em Alagoas serão amparados. 

O número final de adesões, assim como o impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão, que ocorrerá até 5 de fevereiro, informa o banco.

Em ambos os programas, a adesão é voluntária e de caráter pessoal. Os incentivos variam de acordo com as condições estabelecidas por cada programa e pelas condições de cada funcionário.