Cultura

FMAC e Semed fecham parceria para ações nas escolas da Capital

Diversos projetos conjuntos estão previstos para acontecer entre as pastas

Por Ascom Semed, com Ascom FMAC 11/01/2021 18h06
FMAC e Semed fecham parceria para ações nas escolas da Capital
Secretário da Educação e presidente da Fundação Municipal de Ação cultural se reúnem - Foto: Ascom FMAC

A presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, e o secretário municipal de Educação, Elder Maia, se reuniram nesta segunda-feira (11) com a equipe técnica dos dois setores para definir a parceria no desenvolvimento de projetos e ações nas áreas da educação, cultura e economia criativa no município de Maceió.

No encontro ficou estabelecido que no dia 10 de fevereiro a presidenta da FMAC apresentará ao secretário municipal de Educação um programa que contemple a realização de ações e o desenvolvimento de projetos educacionais com foco na cultura e na economia criativa. As ações contemplam as 143 escolas da rede pública municipal da Capital.

O Programa será executado pela FMAC e segue os critérios de elaboração de projetos do serviço público com foco na transparência do planejamento e divulgação das ações que serão implementadas em 2021, assim que o retorno das aulas presenciais esteja garantido, devido à pandemia de Covid-19.

A FMAC quer organizar um calendário de ações mensais nas escolas municipais, a partir das oito regiões administrativas, tendo a possibilidade de levar para a educação infantil e o ensino fundamental projetos nas diversas linguagens artísticas, com destaque para os folguedos alagoanos. “A intenção é não só resgatar os mais de 40 pontos de cultura já existentes como também ampliar esses núcleos para as demais unidades de ensino nos bairros de Maceió”, explica Mirian Monte.

Todas as ações que serão contempladas no Programa vão seguir as diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, bem como dos Referenciais Curriculares de Maceió, aprovados e 2020.

“Vamos criar um Grupo de Trabalho que vai efetivar a parceria entre a FMAC e a SEMED para elaborar o Programa e implementá-lo nas escolas de ensino da rede pública de Maceió, tendo em vista a possibilidade de ampliar os recursos públicos que serão investidos em 2021 nos setores cultural e de economia criativa, mantendo a política de editais, o monitoramento e a avaliação das ações que serão implementadas no período”, enfatiza o secretário municipal Educação.