Geral

Corpo de Bombeiros alerta para e-mails falsos em nome da corporação

Corporação não faz envio de boletos e cobranças automáticas via correio eletrônico

Por 7Segundos, com assessoria 12/01/2021 10h10 - Atualizado em 12/01/2021 10h10
Corpo de Bombeiros alerta para e-mails falsos em nome da corporação
Central do Corpo de Bombeiros - Foto: Assessoria CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou, nessa segunda-feira (11), o recebimento de informações sobre um golpe aplicado por meio de e-mail aos alagoanos. De acordo com a corporação, e-mails enviados por uma suposta “Secretaria Municipal de Bombeiros”,
contêm informações falsas sobre o vencimento de documentos, os quais se não forem regularizados implicarão na suspensão do CNPJ e multa.

“Trata-se de um golpe que utiliza a imagem da Corporação e objetiva convencer as pessoas pagarem boletos para o recolhimento indevido de dinheiro”, informou corporação em nota.

A corporação esclarece que, atualmente, existem dois tipos de cobranças referentes à Segurança Contra Incêndio: Taxa de Análise de Projetos e Taxa de Vistorias Técnicas, além da taxa de bombeiros; os boletos das referidas taxas são gerados mediante solicitação do cliente que é notificado por equipe de vistoria ou que esteja em processo de renovação do Alvará.

“Os boletos não são gerados e enviados de forma automática para o cliente. Caso ocorra mudanças na forma de acesso aos boletos das taxas, essas serão divulgadas antecipadamente através do site www.cbmal.al.gov.br e das redes sociais da Corporação (@bombeiromilitar.al no instagram e no facebook);”

As taxas cobradas pelo CBMAL referentes à área de Segurança Contra Incêndio são baseadas na Lei 6.442 de 31 de dezembro de 2003, a chamada Lei das Taxas, combinada com a Lei 7.452 de 21 de março de 2013, que versa sobre prevenção contra incêndio e pânico no estado.

Por fim, a corporação orienta que, em casos de dúvidas, ligue para o telefone 3315-2820 ou 3315-2819, 3315-2839 (telefone da Ascom), se informe em uma das unidades do CBMAL ou em uma das centrais Já na capital ou no interior.