Infraestrutura

Alagoas ganha espaços para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade

Programa terá uma unidade no município Boca da Mata e duas no Instituto Federal de Alagoas

Por 7Segundos, com Ascom 15/01/2021 09h09
Alagoas ganha espaços para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade
No Espaço 4.0 jovens serão capacitados com foco para o mercado de trabalho - Foto: Imagem meramente ilustrativa

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vai implementar em Alagoas e em mais dez estados 23 unidades do Espaço 4.0, equipamentos com tecnologia de última geração para a capacitação de jovens em vulnerabilidade social.

Com investimento de R$ 6,9 milhões, o Governo Federal vai levar o projeto para também para Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em Alagoas, uma unidade será implantada no município de Boca da Mata e duas em campos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Os espaços poderão atender 6,5 mil jovens por ano com cursos de curta duração, isto é, com cronograma de 20 a 40 horas. Todos os jovens são previamente selecionados e recebem certificado após a conclusão da carga horária.

Nos espaços podem ser ofertados cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores e análise e interpretação de esquemas elétricos de notebook, por exemplo. Além disso, os jovens podem ser capacitados em instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica e robótica educacional.

O projeto é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que integra a estrutura do MMFDH. Para a titular da Pasta, Emilly Coelho, a iniciativa mostra a preocupação da gestão com o futuro dos jovens, já que muitos vão trabalhar com profissões que ainda não existem. "Esse é o nosso trabalho chegando na ponta para qualificar os jovens para o mercado que irão entrar nos próximos anos", afirma.

De acordo com ela, os cursos foram definidos com base em material prático e pensados para serem rápidos, promovendo rotatividade no atendimento à juventude brasileira. "Assim, os jovens terão acesso ao conhecimento tecnológico e vivenciarão experiências que facilitem sua inserção no mercado", ressalta.

O programa da SNJ leva em consideração os desafios e oportunidades da Agenda 4.0 por meio da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens no atual mercado de trabalho. Os recursos para implementação dos espaços são aplicados por meio alocação de emendas.